Imprimir

Imprimir Artigo

09/12/2015 - 14:20

A moda antiga

Recentemente a União Cacerense de Associações de Moradores (UCAM), sob a presidência do Contador Enézio Mariano, realizou um almoço no Centro de Múltiplo Uso na Cavalhada para promover a posse simbólica de vários presidentes de Associações de Moradores recém-eleitos. O ato seria uma coisa normal senão fosse pelo fato ter se transformado em um evento pré-eleitoral com a presença de pré-candidatos a prefeito e a vereador e seus representantes. Além do prefeito Francis Mariz e dos seus secretários, Wilson Kishi (Governo), Valter Zacarkim (Obras) e Cláudio Donadoni (Ação Social), que trabalham candidatura no ano que vem, esteve por lá o ex-senador Marcio Lacerda (PMDB), pai do presidente da Câmara de Vereadores, Marcinho Lacerda (PMDB), que tenta emplacar uma boca como vice de Francis. Outro que fez parte do dispositivo de autoridade foi Amauritônio Bezerra Albuqueque, pai do deputado doutor Leonardo (PDT), que apoia a pré-candidatura a prefeito do cardiologista Sérgio Arruda (PSD).
 
Bastidores
 
A visibilidade e exposição política da UCAM sob o comando de Enézio têm causado ciúmes na oposição e até em aliados. Sob o covarde manto do anonimato, eles denunciaram recentemente Enézio no Ministério Público Estadual (MPE), afirmando que a maioria das eleições realizadas recentemente por eles foram feitas sem a publicação de editais. Os denunciantes sustentam que pelo menos quinze eleições estão irregulares. Já Enézio nega e diz que tudo foi feito dentro da legalidade.
 
Armação
 
Uma importante fonte revelou a Coluna uma grande armação dos governistas da prefeitura e da Câmara de Cáceres, que tem como finalidade afastar o vereador Félix Álvares (SOL), da presidência da Comissão de Constituição Justiça, Trabalho e Redação (CCJ), a mais importante do legislativo. Para o lugar de Félix, eles querem a vereadora Valdeniria Dutra (PSD) ou o vereador Edmilson Tavares (PMDB). A fonte acrescentou que para derrubar Félix, os governistas estão utilizando sindicâncias envolvendo o nome dele como servidor do município. Até um procedimento aberto contra um servidor da saúde por ter falsificado assinaturas de Félix em atestados médicos, que havia sido arquivado no inicio da gestão, foi reaberto recentemente. E a julgar pelos acontecimentos desta semana na Câmara, o assunto tem fundamento. A Coluna apurou que o presidente da Câmara, Marcinho Lacerda (PMDB), teria pedido informalmente para que Félix se afastasse da CCJ para ter mais tranquilidade para se defender das acusações. Questionado pela Coluna sobre os acontecimentos, Félix confirmou o suposto complô, mas afirmou que só deixa a CCJ no dia em que terminar seu mandato. O vereador classificou a ação dos governistas como uma manobra política para tentar barrar a sua pré-candidatura a prefeito.
 
Memória
 
Há exatos um ano, o vereador Félix Álvares (SOL), com apoio do prefeito Francis Maris e dos governistas, perdeu a disputa pela presidência da Câmara para Marcinho Lacerda (PMDB), que teve o apoio dos vereadores de oposição Edmilson Campos (PR) e Tarcísio Paulino (PSB). Será que se Félix tivesse virado presidente, os governistas estariam hoje usando sindicâncias internas para derrubá-lo?.
 
Feia
 
Faltando poucos dias para o Natal e o Ano Novo, Cáceres está com suas praças sujas, sem decoração natalina e com ruas esburacadas. Quem vier para passar as festas de final de ano, vai se deparar ainda com várias lâmpadas queimadas na área central e um trânsito desordenado. O maior exemplo de falta de gestão publica nestes setores, é o trevo de acesso à cidade para quem vem de Cuiabá. Os símbolos do Rotary e do Lions, duas organizações compostas e sua maioria por apoiadores da atual administração da cidade, estão escondidos pelo mato.
 
Inaugurações
 
Esta semana no grupo do Jornal Oeste no whatsapp o prefeito Francis Maris revelou que está preparando um pacote de inauguração de obras para o próximo dia 20 como presente de final de ano a população. Ele não mencionou quais, mas anunciou que quer incluir no ato as pontes das marginais da Avenida São Luiz, viabilizadas pelo senador Wellington Fagundes (PR). Uma fonte próxima ao prefeito, no entanto, revelou que entre as grandes obras que devem ser entregues a população, está o muro da Escola Eduardo Benevides Lindo no bairro Jardim das Oliveiras e a guarita da sede da prefeitura.
  Imprimir