Imprimir

Imprimir Artigo

29/11/2015 - 10:33 | Atualizado em 29/11/2015 - 10:36

Procurador da Republica diz que Turismo é mais viável que ZPE

Durante audiência pública realizada na última sexta-feira, 27, na Câmara de Vereadores de Cáceres, para discutir a segurança pública na região, o prefeito Francis Maris acabou mencionando a Zona de Processamento Exportação (ZPE) como instrumento que pode promover a retomado do crescimento econômico da cidade e consequentemente ajudar a reduzir os índices de criminalidade.
 
A declaração foi criticada pelo Procurador da República, Felipe Mascarelli, que também esteve presente no evento.
 
Assim como já havia dito em um debate recente no auditório do Sebrae, o Procurador afirmou que a ZPE, se consolidada, pode ajudar a economia da cidade, mas o caminho mais rápido para o desenvolvimento seria a Cáceres aproveitar a sua vocação natural, o turismo.
 
‘Deveríamos estar em avançado estagio de consolidação como turístico criando empregos e distribuindo renda, condicionando e formando jovens ociosos que estão sendo recrutados pelo crime em guias turísticos, por exemplo, isto junto com um plano de desenvolvimento por este meio’, afirmou.
 
Para o inspetor chefe da delegacia da PRF em Cáceres, Luiz Antônio Filiagi, os órgãos de repressão aos crimes na fronteira precisam de maior estrutura para combater o número crescente ocorrências.
 
Alguns integrantes da mesa de debates e do plenário fizeram referência ao Exército Brasileiro e cobraram maior participação da força nas ações de policiamento da fronteira.
 
Um representante do Gefron chegou a dizer que o Exército parece estar sendo subutilizado.
 
Integrante do Exército, capitão Afonso Teixeira, que representou o comando do 2º BFRON no evento, se referindo a Lei 97117, que desativou os destacamentos, afirmou de forma pouco esperançosa que não há planos para aumentar a atuação do Exército na fronteira.
 
A Audiência teve a participação de representantes de mais quatro cidades. Curvelândia, Mirassol D’Oeste, Pontes e Lacerda e Porto Esperidião.
 
O debate foi convocado pela vereadora Valdeniria Dutra (PSD). Imprimir