Imprimir

Imprimir Artigo

03/11/2015 - 14:04

Força

O grupo do deputado estadual doutor Leonardo (PDT), mostrou no  último sábado, 31, porque que deve liderar o bloco de oposição a atual gestão de Cáceres na eleição do ano que vem. Além de trazer o  vice-governador Carlos Fávaro (PSD) e o deputado federal Vitório Galli (PSC), para o ato de lançamento da pré-candidatura a prefeito de doutor Sérgio Arruda, Leonardo reuniu representantes de vários partidos da cidade, entre eles, PR, PSB, PDT, PSC, PPS, PSDC, PTN, PRTB, PTN, PT do B e PV. Durante o evento, Vitório Galli, que é presidente estadual do PSC, quase matou do coração o presidente da comissão municipal do partido, Valdir Freitas, ao afirmar que em Cáceres o PSC vai apoiar Sérgio Arruda. Pelo jeito Galli não devia saber que o PSC de Cáceres é chapa branca.
 
Líderes
 
Dois partidos estão sob novo comando em Cáceres. O cearense Francisco Silva, o Chico da Casa do Alumínio é o novo presidente do PPS de Cáceres. Ele assumiu o lugar de Geraldo Leão que agora é presidente do PT do B dos ‘comunitários’. Já Veronique Ribeiro, assumiu a presidência do PSDC que em tempos passados já elegeu Edmilson Campos, Usias Pereira e Wilson Bosco Palinha de Oliveira. Ambos garantiram que os partidos terão bons candidatos a vereador no ano que vem.
 
Inútil
 
A prefeitura de Cáceres passou quase três meses restaurando as estradas da região da Paiol, porém as chuvas dos últimos dias estragaram praticamente a maior parte do serviço. Pelo que a coluna apurou, a inexperiência do comando da Secretaria comprometeu a qualidade e a durabilidade da obra.
 
Orçamento
 
Já voltou a tramitar na Câmara de Vereadores, o orçamento de Cáceres para 2016. A peça prevê entre outras coisas, R$ 250 mil para a realização de um concurso público e uma sobra de 11% para cobrir a correção inflacionária anual dos salários dos servidores que deve ser paga na folha de fevereiro. O orçamento não prevê o aumento de despesa com a folha salarial, o que reforça o que sempre frisei neste espaço. Não haverá melhoria de salário com a reforma administrativa. No final do ano passado, o Executivo convenceu a maioria dos vereadores a não inserir 12% de perdas salariais reivindicadas pelos servidores no orçamento deste ano alegando que faria isso com a reforma administrativa. Na ocasião, somente Tarcísio Paulino (PSB), Edmilson Campos (PR) e Félix Álvares (SOL) saíram em defesa dos servidores.
 
Não vai
 
Quando eu digo que a Saúde de Cáceres na gestão de Francis Maris não avança por falta de competência, é por conta de episódios como o que aconteceu na semana passou. Em mais um surto de estrelismo, o secretário de Saúde, Roger Pereira, o Thebestinho, mandou exonerar a competente coordenadora dos postos de saúde, Elaine Zoccoli.  Segundo fontes da coluna, o filho do dono do Observatório Social, se zangou porque a coordenadora não atende as suas ligações fora do horário de expediente. Nas redes sociais e nos grupos do whatsapp, servidores da Secretaria de Saúde protestaram contra a demissão e denunciaram que o secretário continua maltratando os servidores da pasta ao melhor estilo Francis.  
 
Esperto
 
Mesmo sendo desprezado pelo prefeito de Cáceres Francis Maris por causa do histórico da família em desfavor da cidade, o presidente da Câmara de Vereadores, Marcinho Lacerda (PMDB), prefere continuar ‘como mulher de malandro’, de olho na vaga de vice do prefeito no projeto de reeleição para o ano que vem. Esse, de bobo, só tem o jeito de andar.
 
Habilidade
 
A habilidade política de profissionais como Marcelo Horn, foi a grande responsável pela formação de uma chapa única para eleição da OAB de Cáceres marcada para o próximo dia 27. Apesar de estarem divididos entre os cinco candidatos que disputarão a eleição para OAB estadual, a maioria dos advogados cacerenses decidiram apoiar a reeleição de Eduardo Sortica.
Imprimir