Imprimir

Imprimir Artigo

19/10/2015 - 17:01

Bastidores

Enquanto não há definição no Palácio Luiz de Albuquerque de quem será o candidato a reeleição pela situação, a oposição segue se movimentando. Na próxima sexta-feira, 23, a partir das 19h, no plenário da Câmara de Vereadores, o Solidariedade, sob a presidência do motorista da prefeitura de Cáceres, Fábio Lourenço, fará um ato para apresentar alguns dos seus pré-candidatos a vereador e o seu pré-candidato a prefeito, o vereador Félix Álvares. O evento suprapartidário deverá contar com a presença de lideranças do PR, PT, PMDB, PSD, PDT, PSB e PV, que estão construindo uma aliança com vistas às eleições do ano que vem. O bloco oposicionista está sendo liderado pelo deputado estadual doutor Leonardo (PDT).
 
Situação
 
Já pelo lado da situação, a novidade da semana é o buxixo em torno de mais uma mexida no primeiro escalão da prefeitura. Fonte da Coluna que faz parte da equipe linha de frente do prefeito Francis Maris, diz que apesar reconhecer o empenho, ele não estaria satisfeito com os secretários Walter Zacarquim (Obras) e Roger Pereira (Saúde). Os cotados para as vagas são o neoempreiteiro Fransérgio Piovesan e o seu amigo, Cézare Pastorello.
 
Mal
 
Com relação a Obras, talvez o prefeito esteja vendo o mesmo que a população. Coisas simples como a coleta de lixo e a falta de manutenção da iluminação publica, especialmente na área central da cidade, não funcionam e depõem contra a administração. No caso da Saúde, o inexperiente secretário assim como seus antecessores, não consegue gastar os recursos da pasta o que levou recentemente o prefeito a colocar a mão no bolso novamente.
 
Luz
 
No caso da Obras, as coisas tendem a melhorar nos próximos meses com a contratação de novas empresas para operar a coleta de lixo e a limpeza publica. A novidade neste quesito é a contratação de uma empresa para operar o novo aterro sanitário. A partir de agora, a coleta de lixo e a gestão do aterro passarão a ser de responsabilidade da SAEC. A limpeza publica permanecerá sob responsabilidade da Secretaria de Obras.
 
Inexperiência
 
A inexperiência da equipe do prefeito Francis Maris no setor administrativo levou o município a cometer uma ilegalidade. Sem prever os impactos financeiros de uma eventual Reforma Administrativa e conseqüente do concurso público, o orçamento para o ano que vem foi retirado da pauta da Câmara onde já tramitava. O erro foi detectado pelo SSPM e pelo líder da oposição vereador Edmilson Campos (PR). O município deveria emendar e não retirar o projeto.
 
Sob pressão
 
Pressionado pela chegada do período das chuvas e de cabeça quente por conta do atraso dos repasses dos recursos por parte do governo federal para o pacote de obras que está em andamento na cidade, o prefeito de Cáceres, Francis Maris tem vivido momentos difíceis nos últimos dias com a eminente possibilidade das empreiteiras voltarem a abandonar os serviços como fizeram na gestão passada. Para que isso não ocorra, ele já adiantou as contrapartidas como fez Túlio Fontes (PSB) e no desespero pode acabar emprestando dinheiro do próprio bolso às empreiteiras para que elas concluam as obras. A prioridade é terminar até o final do mês a pavimentação de ruas dos bairros Rodeio, Maracanãzinho e Cavalhada. As obras foram viabilizadas pela gestão passada junto ao ex-senador Jayme Campos (DEM) e a deputada Thelma de Oliveira (PSDB).
 
Grana
 
O prefeito já emprestou dinheiro para as obras do Centro de Eventos e da Praça Esperidião Marques. Para minimizar o risco de perder os empréstimos, ele está pegando cheques dos empresários.
 
Burocracia
 
A Câmara de Vereadores de Cáceres deve votar esta semana uma Lei especial que autoriza a prefeitura a comprar ações da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), até o valor de R$ 200 mil. A medida é necessária para legalizar o repasse para AZPEC pagar os projetos que devem ser apresentados ao Estado.
Imprimir