Imprimir

Imprimir Artigo

09/10/2015 - 14:49 | Atualizado em 09/10/2015 - 14:50

​Estado não repassa recursos ao São Luiz e centenas continuam sem atendimento pelo SUS na região

Centenas de moradores da região sudoeste ficaram sem atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) nos últimos nove dias por conta da suspensão do atendimento pelo Hospital São Luiz.
 
Os mais de vinte e cinco médicos e o Hospital São Luiz, o maior da região, só estão atendendo casos de urgência e emergência.
 
A paralisação ocorreu porque os médicos estão sem receber os salários de Julho e Agosto deste ano. O Hospital ainda reivindica o pagamento de débitos do ano passado que o atual governo se recusa a pagar. Os débitos passam dos R$ 4 milhões.
 
Na semana passada, o Estado se comprometeu em quitar parte dos débitos, mas isso não ocorreu.
 
De acordo com diretor executivo do Hospital, Onair Nogueira, a Associação Congregação de Santa Catarina já colocou nos últimos três anos mais de R$ 12 milhões no custeio no Hospital São Luiz para cobrir os atrasos do Estado, porém a entidade não está tendo mais como manter a situação e já estuda inclusive um pedido de descredenciamento do SUS.
 
O São Luiz realiza mensalmente, em média, 570 internações, 750 consultas e 250 cirurgias eletivas, pelo SUS, atendendo pacientes de 23 municípios da região, Rondônia e até da Bolívia. Imprimir