Imprimir

Imprimir Artigo

07/10/2015 - 14:49

Mequetrefe

Sem experiência política e cercado por uma meia dúzia de ‘marqueteiros políticos mequetrefes’, o prefeito de Cáceres, Francis Maris, tomou uma decisão na semana passada que pode comprometer ainda mais a conclusão de um pacote de obras orçado em R$ 50 milhões lançado há poucos meses. Ele se desfilou do PMDB justamente no momento em que o partido passou a mandar de fato no governo federal. A decisão tomada visando exclusivamente o projeto de mais quatro anos de poder, comprova que Francis e seus seguidores, boa parte da iniciativa privada, agem com interesses pessoais, como a maioria dos políticos profissionais.
 
Reeleição
 
A prova disso é que o prefeito está em Cuiabá nesta quarta-feira, 7, negociando pessoalmente com o governador Pedro Taques, com o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes e com o deputado federal, Fábio Garcia, o possível ingresso no PSDB ou no PSB, dois partidos de oposição ao governo federal.
 
Poder
 
A sede de poder é tanta, que os ‘marqueteiros mequetrefes’ nem se deram conta que ao convencer o prefeito a deixar o PMDB e ir para o PSDB, podem ter enterrado o sonho da vice-prefeita Eliene Liberato Dias de continuar no cargo ou até mesmo vir a ser a candidata à prefeita no ano que vem.
 
Karma
 
Como toda causa, possuiu um efeito, a decisão do prefeito provocou um ‘terremoto’ nos bastidores políticos da cidade que já respira a eleição de 2016. Correligionários do prefeito e oportunistas se anteciparam e se filiaram em massa ao PSDB. Na lista estão figuras conhecidas como os ex-vereadores Masato Nakahara, Wilson Bosco Palhinha de Oliveira, Josias Modesto, Antônio Salvador da Silva e Rubens Macedo. Também tucaneou e deve ser candidata à vereadora a secretária de Educação Nelci Longhi. Quem também aderiu foi o empresário Tato Giraldelli que pode ganhar a companhia do seu vice na Associação Comercial e Empresarial (ACEC), Douglas Dantas.
 
Inchado
 
O detalhe é que o inchaço repentino criou um problema. Com medo de não se reeleger, o vereador Manoel Leiteiro negocia sua ida para o PTB que foi dado a Francis e seu grupo neste feriado pelo presidente estadual da legenda Chico Galindo. Pelo mesmo motivo quem também não deve ficar no PSDB é Rubens Macedo.
 
Oposição
 
A saída de Francis do PMDB e os rumores de um eventual acordo para ceder a vice ao PSB de Túlio Fontes, levaram os demais partidos a se posicionaram. Depois de o Solidariedade lançar o vereador Félix Álvares, na semana passada foi à vez do PP anunciar o empresário Judson Prata como pré-candidato a prefeito. O partido também orientou o vereador Alvacir Alencar a passar a atuar como oposição na Câmara. Por falar em PP, Nenê Pereira será o candidato a vereador do partido no Distrito do Caramujo.
 
Aversão
 
A decisão do prefeito Francis Maris de deixar o PMDB, consolidou a aversão que ele tem pelos Lacerda. Mesmo o vereador Marcinho Lacerda, fazendo tudo que ele quis, Francis o largou para ‘morrer sozinho’ na legenda. A prova é o esvaziamento do partido, inclusive com a saída do vereador Edmilson Tavares que deve ir para uma das legendas que comporão a aliança do projeto de reeleição.
 
‘Rabudo’
 
Nessa história toda que se deu bem foi o vereado Edmilson Campos. Com a saída de Francis do PMDB, o seu partido o PR, foi automaticamente para oposição fortalecendo o ‘Café’ que deve ganhar o apoio do senador Wellington Fagundes para buscar um terceiro mandato. E as perspectivas são reais já que a saída do prefeito do PMDB vai consolidar a repetição da aliança que está sendo feita em todo o Estado entre PR, PT e PMDB. Este grupo pode ser a grande surpresa na eleição do ano que vem e eleger até três vereadores. Apesar do esforço do empresário Júlio da Semelc de levar o partido para Francis, o PR vai ser oposição porque o dono do partido, Wellington Fagundes será o adversário do PSDB em 2018 na disputa pelo governo do Estado.
 
Se ferrou
 
A saída de Francis do PMDB e a articulação do projeto de reeleição pode acabar em prejuízo para o vereador Domingos dos Santos (PSC). Ludibriado pelos ‘marqueteiros mequetrefes’ que cercam o prefeito, ele permitiu a filiação do secretário de Ação Social, Claudio Henrique e dos ex-vereadores Ruse Torres e Usias Pereira o que coloca em risco sua reeleição.
 
Pipocou
 
O suplente de vereador Odenir Nery não aguentou a pressão e acabou se filiando ao PSD do grupo do deputado doutor Leonardo (PDT). Ele já tinha acertado o ingresso no PSB, mas acabou mudando de ideia. A decisão pode lhe custar à eleição já que ele terá que enfrentar a vereadora Valdeniria Dutra, o ex-vereador Célio Silva, o neto de Mané Português, Marcos Ribeiro, Carlinhos Viana, Elza da Colônia dos Pescadores, Luiz Carlos Veloso e outros fortes candidatos que devem integrar o grupo do pré-candidato a prefeito de oposição, Sérgio Arruda (PSD).
 
Puto
 
Nilson Magalhaes do PT do B, que agrega os chamados comunitários, ficou puto da vida na semana passada quando soube que Isaias Bezerra e Arimatéia, trocaram o grupo pelo PSD de doutor Leonardo (PDT).
 
Gostei
 
Depois de Luiz Garcia e Júlio Vidal da Radio Difusora, mas um jovem colega vai encarar a disputa para vereador em Cáceres. Danilo Fontes, cinegrafista da TV Vitória Régia (BAND), é pré-candidato pelo PV do deputado Wancley Gonçalves. Parabéns a todos pela coragem.
 
Pra refletir
 
Um gestor que promove contenção de despesas no setor de comunicação e mantém um mega cabide de emprego na Sematur não merece respeito! Imprimir