Imprimir

Imprimir Artigo

21/09/2015 - 13:07

Só fama

Eleito prefeito de Cáceres graças à fama de empresário de sucesso e grande administrador, Francis Maris (PMDB) como gestor publico não é nem a sombra do Francis da Cometa. Ao invés de enxugar a máquina e cortar despesas em tempos de crise, como faz em suas empresas, na prefeitura fez justamente ao contrário. Em quase três anos de mandato criou uma dezena de cargos de confiança, aumentando a despesa com pessoal. E não é só isso. A prova da má gestão pode ser vista na verdadeira farra de diárias que se estabeleceu no atual governo. Só nos últimos sete meses a prefeitura gastou mais de R$ 160 mil em diárias.
 
Craque
 
A atual gestão só tem se mostrado eficiente em dois quesitos. Comprar veículos e maquinas, endividando o município, e perseguir servidores. A mais nova contra os servidores foi à abertura de nove inquéritos e não sindicâncias para apurar incorporações indevidas. A ação foi motivada pela derrota na Justiça na tentativa de suspender as incorporações. A abertura de inquéritos e não de sindicâncias, é uma manobra para que caso seja comprovada alguma irregularidade, o servidor seja demitido sumariamente.
 
Malandragem
 
A história do veto do Executivo ao projeto que regulamenta a estrutura de pessoal da SAEC esconde uma manobra da atual administração de Cáceres. Na verdade, o município voltou atrás em um acordo feito com os servidores da Autarquia sobre a tabela salarial para os servidores de carreira. Malandragem pura.
 
Organizados
 
Em termos de organização e preparação para eleições para vereador no ano que vem em Cáceres, quatro grupos estão mais organizados. O PT do B dos comunitários, o Solidariedade dos servidores da prefeitura, o PTN de Eliel da Rocha e o PSB do vereador Tarcísio Paulino. Eles têm o que a maioria não tem, candidatos. Um nomes fortes do Solidariedade será a professora Madalena, mãe do vereador Félix Alvares, que deve deixar o PMDB onde é filiada há anos.
 
Saiu
 
O médico Sérgio Arruda confidenciou a Coluna que pediu desfiliação do PDT do qual era presidente em Cáceres. A atitude do pré-candidato a prefeito comprova que o deputado doutor Leonardo (PDT), padrinho político de Serginho, também deve deixar o partido de Brizola. Sérgio não revelou o seu destino, mas a Coluna apurou que o grupo de Leonardo deve acompanhar o vice-governador Carlos Fávaro que está na iminência de ir para o PL ou para o PSD.
 
Articulação
 
Por falar em grupo de Leonardo, Luizinho do Dito Gato, assumiu a presidência do PHS e Marcelão Cardoso o comando do PRB. A estratégia é ter o maior número possível de partidos para garantir o tempo de propaganda eleitoral.
 
PR
 
Mais leve com as saídas de Marcelão Cardoso e Luiz da Guia, o PR deve ganhar folego e ficar competitivo para vereador com as eventuais filiações dos vereadores Valdeniria Dutra (PSD), Salmo César (PROS) e do empresário Júlio da Semelc. Se não for apoiar a reeleição de Francis, o partido deve perder o vereador Rubens Macedo, mas deve ganhar com a permanência do vereador Edmilson Campos.
 
Região
 
No ano que vem, o prefeito Merson Prata deve ser reeleito com facilidade em Salto do Céu, Totonho pode perder se a oposição se unir em Rio Branco e Maria Manea terá dificuldade para fazer seu sucessor em Lambari. Em Curvelândia, Eli da Farmácia não está bem e em Mirassol, a união da oposição pode tirar a reeleição de Elias. Em Quatro Marcos, Carlinhos Bianchi está tranquilo e em Araputanga, a surpresa pode ser a volta de Português a prefeitura. Outro que terá dificuldade para se reeleger, será Donizeti da Len em Pontes e Lacerda.
 
Você sabia!
 
Fonte da Coluna revelou que o pastor Romildo Ribeiro Soares, o RR Soares dono da Igreja Internacional da Graça de Deus, está negociando a compra da TV Descalvados (SBT), que pertencem à família Henry. A notícia só confirma os rumores de que os Henry estão vendendo tudo o que tem para sair de Cáceres, uma pena!.
  
Show
 
O professor Paulo Fanaia, idealizador do Encontro dos Filhos e Amigos da Princesinha do Paraguai, cuja finalidade é resgatar e preservar a memória de Cáceres seu filhos natos e adotivos e seus amigos, acaba de lançar outra ideia que deve ser apresentada nos próximos dias. Trata-se da criação do Centro de Tradições Pantaneiras. A entidade será gerenciada por uma Organização Não Governamental que se chamará Fundação Pantanal. Uma das primeiras ações da nova instituição será requerer a cessão do antigo Clube Humaitá para transformá-lo em um centro cultural.
Imprimir