Imprimir

Imprimir Artigo

13/09/2015 - 10:23 | Atualizado em 13/09/2015 - 10:27

Museu de Cáceres integra a 9ª Primavera dos Museus

A 9ª Primavera dos Museus, que este ano homenageia a cultura indígena, contará com participação de museus de Cuiabá, Cáceres, Dom Aquino, Poconé e Primavera do Leste. Ao todo, são 809 instituições do país, com realização de mais de 2.400 eventos em 393 cidades brasileiras. A programação no Estado conta com exposições, palestras, mesa-redonda, conferência, exibição de filmes, visitas guiadas, oficinas, show, lançamento de DVD, apresentações culturais, performances e sarau. 

No Museu Histórico de Mato Grosso, a programação inclui exposições de livros de autores indígenas voltado ao público infanto-juvenil, mostra de artesanato Umutina e Xavante e performances de artistas regionais inspiradas na cultura indígena. O público contará, ainda, com outras atividades, como exposição integrante do Circuito Cultural Silva Freire e sarau. As ações começam nesta sexta-feira (11.09) e seguem até 25 de setembro. 

No Museu de Arte de Mato Grosso, a programação já começou e segue até dia 04 de outubro, com exposições de fotografias, máscaras e pinturas corporais da etnia Kurâ-Bakairi, além de mostra de painéis de Wlademir Dias Pino e obras de Carlos Antônio Batista inspiradas no poeta Silva Freire. 

Fotografias do povo Yudjá serão expostas no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, capturadas pelo fotógrafo Téo de Miranda, que viveu experiências na comunidade em 2012. Também haverá exposição de artesanato Umutina/Balatiponé e visita guiada sobre o acervo permanente. A programação começa na terça-feira (15.09) e vai até 25 de outubro. 

O Museu de Pré-História Casa Dom Aquino, o público poderá aprender sobre a cultura indígena ouvindo uma palestra ministrada por um Xavante, também poderá prestigiar a Orquestra Chiquitana e ainda participar das visitas guiadas. Haverá lançamento do DVD do VIII Encontro Indígena, realizado este ano em Cuiabá, exibição de filmes e um dia de vivência baseado na pré-história. As atividades ocorrem de 21 a 27 de setembro. 

A Primavera dos Museus ocorre anualmente desde 2007, no início da estação, e busca sensibilizar as instituições e a comunidade para o debate sobre temas atuais. Neste ano, o mote é Museus e Memórias Indígenas, e a campanha de divulgação está sendo ilustrada pela fotografia do Pajé Itsaltako da etnia Waurá, da Aldeia Wuará Piyulaga. A imagem foi captada pelo fotógrafo Renato Soares, em 2013, durante a cerimônia do Kuarup, em Mato Grosso. 

O evento é realizado pelas instituições museológicas de todo o país sob coordenação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). 

Confira a programação completa: http://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2015/09/guia_virtual_9primavera.pdf

CÁCERES 
MUSEU HISTÓRICO DE CÁCERES 
RUA ANTONIO MARIA , 244 - PRAÇA MAJOR JOÃO CARLOS - CENTRO 
musepublicocaceres@gmail.com 
Tel: (65) 9965-5796 (65) 9661-0851 

21/09/2015 a 27/09/2015 - 07h30 às 17h30 
AÇÃO EDUCATIVA - Exposição de “artefatos, peças e objetos” referente a memória de populações indígenas que habitaram a região de Cáceres-MT. 
Imprimir