Imprimir

Imprimir Artigo

31/08/2015 - 12:44

Empresário de Cáceres representa indústrias da região em encontro nacional do setor mobiliário

As boas práticas do setor mobiliário foram destaque no 2º Intercâmbio de Lideranças Setoriais que ocorreu na sede da Federação das Indústrias no Estado de Minas Gerais (Fiemg), no dia 27/08. O objetivo proposto pelo encontro foi gerar conhecimento e debate sobre as boas práticas das lideranças setoriais e os desafios do setor em quatro campos específicos: a gestão sindical, negociação coletiva, defesa de interesses e prestação de serviços.
 
O evento contou com a participação de presidentes de sindicatos industriais de todo país, dentre eles o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Cáceres (Sinduscom Sudoeste), Helton de Matos Ourives. Segundo ele, a iniciativa foi bastante interessante, pois os participantes apresentaram e discutiram ideias que poderão serão implantadas, posteriormente, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) para todos os sindicatos industriais do país.
 
“Foi uma experiência muito válida. Discutimos planos de ações para os próximos anos e conhecemos boas práticas sindicais que já são realizadas em outros estados”, afirmou o presidente do Sinduscom Sudoeste. Segundo o consultor da CNI, Luciano Pinheiro, um dos pilares do projeto é fortalecer a rede sindical do setor mobiliário e dar continuidade às trocas realizadas desde o encontro inicial da indústria moveleira em agosto de 2014.
 
O anfitrião do encontro e presidente do Sindicato das Indústrias do Mobiliário e Artefatos de Madeira do Estado de Minas Gerais (Sindimov-MG), Carlos Alberto Homem, apresentou durante a reunião o projeto Orkidea como case de boa prática. A iniciativa surgiu da percepção do sindicato da necessidade de expandir suas ações além de uma entidade de classe e passar a ser também um fomentador de negócios. O projeto consiste numa plataforma que facilita e promove negócios de decoração, servindo de elo entre arquitetos, designers, indústrias moveleiras, empresas de decoração e o mercado consumidor desses produtos e serviços. Todas as empresas que fazem parte passam por um processo de capacitação e organização para atuar em rede.
 
Já o presidente do Sistema Fiemg, Olavo Machado Junior, ressaltou a importância de se valorizar práticas positivas durante esse momento crítico enfrentado política e economicamente pelo Brasil. “É imprescindível que se procure o que há de positivo no país nesse período de crise. A quantidade de ações valorosas acontecendo ao redor da nação é enorme, e o que foi apresentado aqui é exemplo disso”, enfatizou. Imprimir