Imprimir

Imprimir Artigo

30/08/2015 - 10:13

Leonardo diz que não acompanhará Taques no PSDB

Vice-líder do governo na Assembleia Legislativa e um dos políticos ascendentes do PDT, o deputado estadual Leonardo Albuquerque admite uma “dor-de-cotovelo” ao ver o governador Pedro Taques, um correligionário até três semanas atrás, migrar para o PSDB. “O PDT perdeu sua principal estrela em Mato Grosso. Fica uma ‘dorzinha-de-cotovelo’, mas continuamos ligados”, pontuou.

A afirmação foi feita pouco antes da cerimônia de filiação do governador, realizada na manhã de sábado (29), em um evento que contou com a presença das principais lideranças tucanas. Lá, os senadores Aécio Neves e José Serra e os governadores Geraldo Alckimin, Marconi Perillo, Beto Richa, Reinaldo Azambuja e outras lideranças tucanas renderam homenagens a Taques. Ainda compareceram a solenidade vários políticos que devem deixar suas atuais siglas e irem para o PSDB.

Em 2014, vários políticos deixaram outras siglas e seguiram para o PDT, quando Taques era o favorito a vencer a eleição ao governo de Mato Grosso. O próprio Leonardo Albuquerque foi para o PDT somente por causa de Pedro Taques. Antes, era filiado ao PSD.

Pelo Partido Democrático Trabalhista se elegeu deputado estadual e agora não pode trocar de legenda sob a pena de perder o mandato devido a lei de fidelidade partidária, a qual vigora para cargos legislativos. Taques, chefe de um Poder Executivo, pode mudar de sigla sem perigo de perder o mandato e, por isso, pôde deixar o PDT sete meses após vencer a eleição.

“Para mim só existe o PDT. Penso em fortalecer o partido. Não posso nem pensar em mudança partidária. Estou em um mandato, não posso trocar de legenda. E nem trabalho com possibilidades”, argumentou o parlamentar, quando perguntado se poderia trocar de sigla no caso da aprovação da janela para troca partidária, em análise no Senado Federal.

Da mesma forma que Leonardo, vereadores também não podem trocar de partido sem o risco de perder o mandato, mesmo tendo sido atraídos para o PDT apenas pela força de Pedro Taques. Contudo, ainda assim muitos deve se arriscar. Vários prefeitos também devem seguir o pedetista a fim de manter maior ligação com o Governo.
Imprimir