Imprimir

Imprimir Artigo

27/08/2015 - 12:42

Fórum hoje e amanhã em Cáceres debate soluções para superlotação no Hospital Regional

Em comemoração aos 14 anos de criação do Hospital Regional de Cáceres, comemorado hoje, Associação Congregação de Santa Catarina por meio do seu Núcleo de Ensino e Pesquisa promove hoje, 27, e amanhã, 28, o ‘I Fórum de Urgência e Emergência da Região Oeste e Sudoeste de Mato Grosso’.
 
O evento tem o apoio da Secretaria de Estado de Saúde e tem como objetivo discutir a questão da superlotação nas unidades de emergência hospitalares na região e propor medidas de enfrentamento.
  
A abertura está programada para ás 19h30. Veja abaixo a programação completa:
 
Data: 27/08/2015
Loca: Auditório do Hospital Regional de Cáceres
Horário: 19:30hs: Abertura do evento com a participação do Secretário Estadual de Saúde, Secretárias Adjuntas de Atenção e Gestão Estratégica, Instituições de ensino e autoridades locais.
 
Após a abertura será realizado um ciclo de palestras (duração de 15 minutos) com profissionais da área de Urgência e Emergência, conforme abaixo:
 
  1. Politica e Organização da Rede de Atenção em Urgência e Emergência (Palestrante: Drª Andrea Roledo Dias – Médica do Núcleo de Apoio Técnico-NAT);
  2. Central de Regulação de Vagas – Novas Estratégias de Organização (Palestrante: Catiane Peron – SES –Central de  Regulação);
  3. Apresentação do Estudo da UFMT sobre U/E realizado nos Hospitais  Regionais do Estado (Flavia Guimarães Dias – SES – Coordenadora de Vigilância Epidemiológica);
  4. O setor de urgência e emergência do HRCAF/ACSC - Apresentação dos dados pré implantação do protocolo de Manchester e primeiros meses (Palestrante: Suéllen Pereira Rodrigues – ACSC, Gerente de Enfermagem e Apoio Técnico /HRCAF/ACSC).
  5. Apresentação dos sobre a situação da Atenção Primária nas regiões de saúde de Cáceres e Pontes e Lacerda. (Profissionais dos Escritórios Regionais de Saúde de Cáceres e de Pontes e Lacerda)
Finalizado o Ciclo de palestras será aberto espaço para questionamentos e esclarecimentos. (15 minutos).
Data: 28/08/2015   Horário: 7:30 hs às 11:30hs e 13:30 às 17:00hs: Atividades de Trabalhos em grupos – Grupos formados por instituições/setores.
  1. Trabalhos em pequenos grupos I (instrumento norteador)
    1. Quais os principais desafios e problemas?
    2. Quais as causas desses problemas?
    3. Quais os efeitos que esses problemas geram?
    4. Qual seria a situação ideal?
    5. Quais as medidas ou ações a serem tomadas para atingir a situação ideal?
    6. Quem são os responsáveis?
  2. Trabalhos em pequenos grupos II – 2ª rodada (instrumento norteador)
  3. Fechamento dos trabalhos em grupo e apresentação das propostas.
Imprimir