Imprimir

Imprimir Artigo

24/08/2015 - 13:29

Insignificante

O que mudou em Cáceres e em Mato Grosso com a filiação do governador Pedro Taques ao PSDB? Nada. E nada vai mudar em Cáceres, se o prefeito Francis Maris (PMDB) não focar sua gestão na resolução de problemas como a falta de medicamentos, exames, água e na recuperação das ruas e iluminação publica da cidade. E desta feita não tem desculpas. Há dinheiro de sobra na saúde e na SAEC.
 
Recursos
 
E sobre a falta de recursos federais para concluir as obras lançadas recentemente, o prefeito precisa fazer vigília diária em Brasília junto ao vice-presidente Michel Temer (PMDB), seu padrinho político, para que elas não parem como aconteceram na gestão passada. A pressão também deve ser feita no deputado federal Carlos Bezerra (PMDB), outro que abonou a ida de Francis para o PMDB.
 
Reforma
 
Na semana passada, a secretária de Planejamento, Marli Ferreira apresentou o orçamento de Cáceres para o ano que vem. São quase R$ 200 milhões de reais, a maior parte para a despesa com a folha de pagamento. Apesar de prever R$ 200 mil para um concurso público, a peça que deve ser votada nos próximos dias pela Câmara não prevê o impacto financeiro de uma eventual Reforma Administrativa. Isso significa que a tão propalada Reforma não deve sair do papel na gestão de Francis.
 
Erro
 
E por falar nisso, aproveito a ocasião para colocar a minha opinião sobre a Reforma. Diante da realidade financeira da prefeitura, acho que ela está sendo conduzida de forma equivocada. A prefeitura não suporta financeiramente mais mil servidores efetivos como pensa a atual administração. A solução seria remanejar cerca de 500 servidores e substituí-los por serviços terceirizados para setores como limpeza e vigilância patrimonial.
 
Posse
 
Se tudo correr bem no próximo dia primeiro de outubro, Dia do Vereador, a Câmara de Cáceres deverá dar posse aos 15 aprovados no concurso realizado no ultimo final semana. A medida encerra uma polemica que se arrasta há anos e vai dinamizar os trabalhos internos da casa.
 
Quero ver
 
A ACEC do pré-candidato a vereador pelo PSDB, Tato Giraldelli e o Observatório Social, de Expedito Pereira, pai do secretário de Saúde, Roger Pereira, está ensaiando lançar uma campanha para que os vereadores de Cáceres passem a receber apenas um salario mínimo por mês como vem ocorrendo em algumas cidades de São Paulo e do Paraná. Vamos aguardar para os próximos dias quem terá coragem de levar à proposta a diante.
 
Movimentando
 
Com aval da executiva regional, o suplente de deputado Adriano Silva está percorrendo a região sudoeste para organizar os diretórios do PSB com vistas às eleições do ano que vem. Ele aguarda apenas a abertura da janela política para troca o PP pelo PSB. Por falar em janela, em matéria do Mídia News deste final de semana,  os senadores Wellington Fagundes (PR), Blairo Maggi (PR) e o analista Alfredo Menezes garantem que ela sai antes da eleição. Em Cáceres, o deputado doutor Leonardo também ensaia deixar o PDT. Seu interesse é ir para o PL que está sendo recriado, mas isso ainda é incerto. Na Câmara de Vereadores, Félix ÁLVARES (SOL), Domingos dos Santos (PSC), Edmilson Campos (PR), Rubens Macedo (PR), Salmo César (PROS), Valdeniria Dutra (PSD) e Cabo Pinheiro (PRTB) também querem deixar seus partidos. Recentemente Domingos declarou que quer irá para o PP do deputado federal Ezequiel Fonseca e do vereador Alvacir Alencar.
 
Surpresa
 
Ainda com relação a este assunto, a Coluna apurou que um grupo de ex-petistas de Cáceres já iniciou conversações com o deputado estadual Zeca Viana para assumirem o PDT de Cáceres. Entre os cotados para a legenda de Leonel Brizola estão Silvia Fernandes, Fransérgio Piovesan, Josué Alcântara e Arlene Alcântara.
 
Fortes
 
Por falar em PT, Rafael Costa, James Cabral, Edson Penha, João de Deus, Dimas Santana e Jânio Veiga, são alguns dos nomes do partido para eleição de vereador no ano que vem. Para quem não se lembra, na década de 80, Dimas teve quase mil votos, mais do que a maioria dos eleitos, mas não conseguiu se eleger vereador porque o PT não fez os votos de legenda necessários.
 
Quer
 
Uma fonte da Coluna próxima ao ex-vereador Wilson Kishi, revelou que o japonês estuda, na surdina, a possibilidade de se filiar ao PSDB da vice-prefeita Eleine Liberato Dias para voltar a disputar uma vaga na Câmara. O problema é que a ida do japa para o Ninho Tucano pode espantar o secretário de Ação Social, Claudio Henrique, que também namora a legenda. Claudio é um dos fortes concorrentes da situação a uma cadeira na Câmara e atualmente está no DEM. A sua outra opção seria o PMDB dos vereadores Marcinho Lacerda e Edmilson Tavares. No PSBD já figuram como pré-candidatos a vereador a vice Eliene Liberato Dias, o servidor da Justiça do Trabalho, Cézare Pastorello, o vereador Manoel Leiteiro e o presidente da ACEC, Tato Giraldelli.
 
Mulheres

O motorista Fábio Lourenço que lidera o grupo de servidores da prefeitura que vão disputar a eleição de vereador do ano que vem em Cáceres, revelou a Coluna que o grupo espera contar com várias mulheres em sua chapa. Ele confidenciou que fará convite para que a professora Roseli Moreira e as ex-secretárias Marlene Teixeira e Vânia Sacramento, entrem na disputa como fará a professora aposentada Selina Lente.
Imprimir