Imprimir

Imprimir Artigo

24/08/2015 - 12:31

IFMT realiza primeiro depósito de propriedade intelectual com produto desenvolvido no Campus Cáceres

Pesquisa coordenada pelo doutor em Entomologia do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Cáceres, professor Alexandre dos Santos resultou no desenvolvimento de um produto que possibilita a identificação em tempo real de pragas florestais por meio de sistema especializado instalado em celulares e tablets com sistema Android. O produto de inovação tecnológica denominado Entoteca é o primeiro depósito de propriedade intelectual do IFMT no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
 
 “Este produto será entregue gratuitamente para extensionistas e agricultores florestais de teca. O sistema possibilitará a identificação dos insetos que atacam a plantação, para tomada de decisão de controle mais rápida e eficiente, sem a necessidade do extenso e demorado trabalho de campo”, afirma Alexandre.
 
O sistema  deverá ser usado também como material didático para instituições de educação técnica e ensino superior nas aulas práticas de entomologia e atividades de campo para estudantes florestais.  O sistema será disponibilizado para download gratuito na loja de aplicativos para Android, Google Play. 
 
“É inovação tecnológica desenvolvida aqui para ser aplicada no mundo do trabalho,  gerando resposta direta para a sociedade. Estamos felizes por contribuir com o alcance desta que é a missão do IFMT”, comemorou o pesquisador.
 
Segundo a coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica, NIT, do IFMT, Valquíria Martinho o primeiro depósito de pedido de propriedade intelectual da instituição é um marco histórico para a pesquisa e inovação e fortalece o trabalho do NIT com a perspectiva de proteção das inovações desenvolvidas pela instituição, coibindo reprodução, venda e importação de produtos idênticos.
 
“Um marco para a história do Instituto como indicador do primeiro depósito vigente. Espero que outros pesquisadores percebam esta possibilidade de proteção do ativo intangível e que procurem o NIT para proteger seus produtos e processos oriundos das pesquisas”, afirma Valquíria.
 
A coordenadora destaca ainda o efeito das iniciativas de Proteção da Propriedade Intelectual para pesquisadores e instituições. “Essa proteção enriquece o currículo lattes dos pesquisadores e colocam a instituição em destaque no cenário nacional, tendo em vista que os indicadores atuais de inovação são dados em função dos números de depósitos de pedidos no INPI”, avalia a coordenadora. 
 
Iniciação Científica
 
Integra a equipe do professor Alexandre dos Santos, o acadêmico de Engenharia Florestal do IFMT, Diego Arcanjo do Nascimento e de Sistema da Informação da Faculdade do Pantanal, Ronivaldo Junior. Para os estudantes, o trabalho gerou oportunidades de iniciação científica e o despertar para o universo da inovação tecnológica como ferramenta para contribuir na solução de problemas da sociedade.
Imprimir