Imprimir

Imprimir Artigo

20/07/2015 - 16:29

Aproximação

Muita gente ficou surpresa com a recente aparição ao vivo do prefeito de Cáceres, Francis Maris (PMDB), na TV Descalvados (SBT) de Pedro e Ricardo Henry. O fato chamou a atenção especialmente da classe política, porque historicamente, só quem dava entrevistas ao vivo eram os donos. A Coluna apurou que na verdade não se trata de bondade ou mudança de postura. A situação tem a ver com o interesse dos Henry em voltarem ao poder político, por isso eles estão tentando uma aproximação com o atual prefeito de Cáceres que já trabalha sua candidatura à reeleição no ano que vem. Além do viés político, os Henry também teriam interesse em vender a TV para Francis.
 
Sonho
 
O sonho de consumo dos Henry é indicar o candidato à vice de Francis. Na lista de opções da família estariam à ex-primeira-dama Andrea Henry, a matriarca Hortência Henry, a esposa de Pedro, Iva Henry e a filha do deputado cassado, Patty Henry. Quem também sonha com a vice de Francis é o eterno braço direito da família, José de Assis Guaresqui, que foi adotado temporariamente pelo senador Wellington Fagundes dono do PR em Mato Grosso. O nome do ex-prefeito Ricardo Henry está descartado porque em junho do próximo ano quando acontecem às convenções para eleição de outubro, ele ainda estará inelegível por conta das oito cassações que sofreu em 2008.
 
Oposição
 
A Coluna apurou de uma fonte próxima ao deputado doutor Leonardo (PDT) que ele deve promover nos próximos dias, uma reunião com o ex-prefeito Túlio Fontes (PSB) e com o suplente de deputado estadual, Adriano Silva (PP), para alinhar o projeto de uma frente de oposição para concorrer com Francis no ano que vem. Maior liderança politica da cidade, Leonardo deve assumir o comando do bloco e tentar consolidar a pré-candidatura do cardiologista Sérgio Arruda do seu grupo político.
 
Chances
 
Uma aliança que está sendo construída em Cuiabá pode se repetir em Cáceres e viabilizar a reeleição de cinco vereadores. Caso o PROS, PMDB, PR e o PT venham a fechar uma aliança estadual no ano que vem, Salmo César (PROS), Marcinho Lacerda (PMDB), Edmilson Tavares (PMDB), Edmilson Campos (PR) e Rubens Macedo (PR), passarão a ter maiores chances de permanecerem na Câmara. O problema será se a executiva municipal do PT topar integrar o grupo de Francis que está cheio de Tucanos. E não é só essa questão que deve impedir uma futura aliança. A maioria da militância petista não aprova atual administração de Cáceres. No PR, Edmilson Campos (PR) já avisou que morre na oposição, mas não se alia a Francis.
 
Bastidores
 
Enquanto a disputa majoritária aponta para a polarização entre situação e oposição, nos bastidores pelo menos quatro grupos trabalham para montarem chapas para a disputa de vagas na Câmara de Vereadores. O grupo do deputado doutor Leonardo que por enquanto está no PDT, já tem vários pré-candidatos, entre eles, Mariely, Odenir Neri, Marcos Ribeiro (DETRAN), Luizão (Indea), Luizinho do Dito Gato (Sema), Vilson Sato, Jonas, Sinara Piran, Celinho, Juliano Cardoso (filho de Marcelão da Radio Jornal) e Beto do Banco do Brasil.
 
Comunitários
 
O grupo chamado de comunitários liderado pelo presidente da UCAM, Enézio Mariano e por Nilson Magalhães está aguardando setembro para definir a nova agremiação para o ano que vem. Os destinos podem ser o PT do B do vereador Juca do Guaraná de Cuiabá e o PPS de Geraldão Leão. Na mesma situação está o grupo dos servidores da prefeitura, liderados pelo motorista Fábio Lourenço. Cinco legendas abriram as portas para o grupo, dentre as quais, o PTN e SOL. Quem também abriu as portas para os servidores é o PRP que está sob o comando de Sebastião Silva que já presidiu o PSC cacerense.
 
PSB
 
Quem também está trabalhando para consolidar uma forte chapa é o PSB do vereador Tarcísio Paulino. O grupo que já era um forte concorrente a eleger vereador, ficará inda mais competitivo com a chegada do grupo do professor Adriano Silva que só aguarda a abertura da janela política para ingressar na legenda.
 
Duelo
 
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e o Conselho de Gestão da Previ, conquistaram uma vitória parcial no embate contra a atual administração de Cáceres, com a aprovação recente pela Câmara de um concurso para preencher seis cargos na Previ. A prefeitura queria apenas três, mas o SSPM e o Conselho pressionaram e o Executivo aceitou mais três. Apesar do avanço, o número não é o que as entidades vêm pleiteando dentro da proposta de reformulação da Lei que rege o Instituto. São necessários onze cargos para que o órgão tenha condições de funcionar com autonomia plena. A proposta também prevê a eleição do diretor executivo que hoje é de nomeação do prefeito. O Executivo e os vereadores da base são contra esta proposta que está parada nas mãos da atual gestão que não tem demonstrado interesse em modernizar a Previ.
 
Fome Card
 
Entrou e saiu como um raio da conta dos servidores, o vale compras instituído pela atual gestão. Apelidado carinhosamente de Fome Card, por ser visto como uma manobra política para não pagar as perdas de 22% reivindica pela categoria, o vale pode ser suspenso pela gestão a qualquer momento e sem prévio aviso.
 
Quentíssima
 
Três servidores da prefeitura de Cáceres estão prestes a serem demitidos por conta da conclusão de três sindicâncias. Eles são lotados na Obras, Saúde e Administração.  Dentre os três, está um ex-coordenador e uma ex-secretária. Um por falsificação de documentos, outro por desvio de dinheiro e o terceiro pelo acumulo de sindicâncias e condutas indevidas.
Imprimir