Imprimir

Imprimir Artigo

06/05/2015 - 13:10 | Atualizado em 06/05/2015 - 20:31

Assembleia fará audiência publica nesta sexta em Cáceres para discutir fim de sistema que aprova estudantes ‘na marra’

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realiza nesta sexta-feira, 8, a partir das 14h30, no Cine Xin, em Cáceres, um debate sobre o ciclo de formação humana, a escola ciclada.

A qualidade da educação no Estado é o principal foco das audiências públicas que servirão de base para o Governo de Mato Grosso definir ações futuras no setor.

“Não há nada mais importante neste momento em Mato Grosso do que dar qualidade à educação”, afirma o deputado Wilson Santos (PSDB), líder do governo, autor das indicações para o ciclo de audiências.

Segundo o parlamentar, é uma determinação do governador Pedro Taques elevar os índices de educação no Estado.

O sistema de ciclos foi adotado no Estado há mais de dez anos com o objetivo de melhorar o ensino fundamental. O modelo de separação por séries foi substituído por três períodos de três anos cada um. A aprovação passou a ser automática e os alunos com idade idêntica ou parecida são colocados na mesma turma.

Na prática, houve redução da repetência e da evasão, que já chegaram a representar mais de 34% no Estado.

As dificuldades encontradas no início da implantação do ciclo de formação humana perduram até os dias atuais. Daí – conforme o deputado – a necessidade das discussões que estão ocorrendo em todo Mato Grosso.

“Ao final das audiências, em agosto, em Cuiabá, encaminharemos um documento ao governo e Assembleia Legislativa para a definição de ações futuras sobre o ensino em Mato Grosso”, resume o deputado.
Imprimir