Imprimir

Imprimir Artigo

18/04/2015 - 10:17

Cacerense Rosângela Lazarin é eleita presidente de câmara temática no Fórum Estadual de Turismo

A servidora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Rosângela Cabral Rosa Lazarin, que ocupa há quatro anos cadeira de membro do Fórum de Turismo do Estado de Mato Grosso, representando a gestão do turismo em Cáceres e região, foi eleita na última terça-feira (14) para presidência da Câmara de Qualificação da Estrutura e Qualificação Profissional de Turismo.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), responsável pela área do turismo em Mato Grosso, adotando o modelo de gestão descentralizada do turismo e as diretrizes do Ministério de Turismo, promoveu na tarde do último dia 14, sob a presidência do subsecretário de Desenvolvimento Turístico, Luís Carlos Oliveira Nigro, reunião mensal do Fórum de Turismo do Estado de Mato Grosso, colegiado constituído por instituições públicas, entidades privadas e terceiros, integrantes dos agentes da cadeia produtiva do turismo.

A reunião teve como pauta principal a implantação de três câmaras temáticas e a eleição de seus presidentes e relatores.

O subsecretário apresentou a nova estrutura do Fórum, que irá funcionar através de três câmaras temáticas: Qualificação da Estrutura e Qualificação Profissional; Infraestrutura, Financiamento e Investimento; e Promoção e Comercialização. Cada câmara é constituída por representantes das entidades, membros do fórum, que tenham afinidade com o tema proposto, e por outros indicados e referenciados pelo presidente do fórum.

A Câmara de Qualificação da Estrutura e Qualificação Profissional de turismo tem como objetivos regular o setor, normatizando, certificando e fiscalizando a atividade turística, visando a melhoria da qualidade dos equipamentos e serviços, garantindo a segurança e a satisfação dos consumidores, discutir critérios de certificação ocupacional e de competências específica para orientar a formação profissional, com vistas à oferta e à demanda, para melhorar a qualidade dos serviços.

Rosângela esclarece que esta ação institucionaliza os canais de participação apoiados por grupos temáticos, que proporciona a estruturação de espaços que favorecem o estabelecimento de consensos e a tomada de decisões de trabalho. “Essa estratégia permitirá a construção de uma nova institucionalidade em favor do turismo no Estado de Mato Grosso, que fortalecerá as parcerias entre os agentes públicos e privados, as articulações institucionais, viabilizando a efetividade e o fortalecimento da gestão, onde a Secretaria cumpre um papel de agende motivador e catalisador do processo em todo o Estado”, explica a servidora.
Imprimir