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05/09/2009 - 00:00

Roteiro de ecoturismo atravessa Pantanais de MT e MS

Midia Max News Identificados pela condição única do Pantanal, uma das principais regiões de biodiversidade com destinos de ecoturismo, turismo rural e pesca, em um paraíso de belezas naturais, a travessia da região passará a ser um roteiro conjunto entre os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Com a criação dessa rota, a região pantaneira vai ter uma marca. Isso ajudará os turistas a planejar suas viagens e a escolher a melhor a época para visitar o Pantanal, com informações sobre as cidades, os passeios e o clima. Segundo o consultor de turismo, Adonis Zimmerman, um dos integrantes do comitê gestor do roteiro da Travessia do Pantanal, o próprio ecossistema da área já é o principal atrativo. Além do ecossistema, que se modifica de acordo com a época do ano, a cultura do pantaneiro desperta curiosidade e acaba colaborando para mais visitantes. O ecoturismo é o mais popular, mas é o turismo rural, já que a infra-estrutura da região está baseada em fazendas que foram adequadas para o turismo, quem tem maior procura. E o potencial de pesca, que com a modificação de conceito, passando de amadora ou profissional para a esportiva, abre outras possibilidades. O principal desafio para a criação do roteiro foi integrar os estados, capítulo que parece estar superado, ao menos neste resultado. Outros roteiros, envolvendo cidades como Corumbá (MS) e Cáceres (MT) acabaram surgindo, o que facilita a logística das viagens. “Em uma viagem que costumava durar até seis dias de barco, foram incluídas outras cidades, com outras atividades e atrativos, tanto no roteiro hidroviário e rodoviário. Com essa integração, o turista também tem a possibilidade de conhecer todo o Pantanal, desde a riqueza de sua fauna e de sua flora, até os locais com águas abundantes”, explica o consultor. A previsão para o lançamento do pacote é o início do ano que vem. O roteiro Travessia do Pantanal faz parte da 2ª Edição da Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização, uma parceria entre o Ministério do Turismo (MTur), Sebrae e Instituto Marca Brasil (IMB). Ao todo, serão lançados cinco roteiros interestaduais. Imprimir