Imprimir

Imprimir Artigo

08/03/2015 - 11:34

Francis trabalha para concluir obras articuladas na gestão de Túlio

Quando deixou prefeitura em 2012, o ex-prefeito Túlio Fontes (PSB) deixou para o seu sucessor aproximadamente vinte obras, dentre elas, algumas iniciadas e paralisadas por contingenciamento de recursos federais.
 
Foram paralisadas as pavimentações de ruas da Cavalhada, Maracanazinho e Rodeio, Cozinha Comunitária no Bairro Vila Mariana, Construção do Mini Estádio no Distrito de Nova Cáceres, reforma do Centro Especialidades Odontológicas, reforma do PSF do Jardim Paraiso e as reformas das praças Esperidião Marques, Estela Ambrósio e Barão do Rio Branco.
 
Dentre as obras articuladas e que não foram lançadas por falta da liberação de recursos estão a recuperação de estradas na região dos assentamentos da Paiol, reforma do Postão, construção das unidades básicas de saúde do Caramujo, Santa Izabel, Marajoara, Guanabana, Vila Real, Vila Irene, Santo Antônio, Vista Alegre, Cavalhada e o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE).
 
As únicas que são frutos de emendas parlamentares são a construção da UBS do Caramujo, viabilizada pelo ex-deputado federal Pedro Henry, e as pavimentações das ruas do Rodeio, Cavalhada e Maracanazinho.
 
As demais, foram elaboradas e inseridas no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), pelos técnicos prefeitura.
 
O processo de execução das obras das UBSs é complexo. O Ministério da Saúde não libera recurso para novas construções ( Caramujo foi uma exceção), até que a primeira construção pleiteada (no caso a UBS do Santa Izabel) seja concluída.
 
Assim que isso acontecer, o município poderá solicitar a imediata habilitação das demais.
 
Como Cáceres, qualquer cidade, desde que cumpra as exigências, pode pleitear recursos para a Saúde. Basta o município ficar atento a aberturas dos Editais no site do Ministério da Saúde.
 
No passado, os parlamentares indicavam obras, hoje não se faz mais isso a demanda vem do Município, e cabe ao Ministério da Saúde aprovar ou não a proposta.
 
Obras Atualmente Habilitadas pelo SISMOB-MS – Sistema de Monitoramento de Obras do Ministerio da Saude . Todas essas obras estão aguardando ordem de serviço, pois já encontra com recurso em conta:
 
Santa Izabel- Construção- proposta inserida em 2010
Caramujo – Construção- Proposta inserida em 2012 (Habilitada e aprovada,  porém o recurso ainda não está em conta)
Postão – Reforma-Proposta inseridas em 2011
Paraiso- Reforma – Proposta inserida em 2011.
 
Obras com projetos prontos aguardando Habilitação do Ministério da Saúde:
 
- PSF Marajoara
- PSF Guanabara
-PSF Cavalhada-
-PSF Vila Real
- PSF Vista Alegre
- Santo Antônio Imprimir