Imprimir

Imprimir Artigo

07/03/2015 - 08:58

Pesquisador francês realiza conferência no IFMT Cáceres sobre uso da estatística na produção científica

O diretor de pesquisa do BioSP – Biostatistiques et Processus Spatiaux do Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica da França, doutor André Kretzschmar partilhou esta semana a sua experiência com alunos e servidores do IFMT Cáceres, em espaços de diálogos e conferência sobre o uso da estatística na produção científica. 
 
André está em Mato Grosso como pesquisador estrangeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pelo projeto sobre Desenvolvimento de Técnicas Espaciais para o Controle de Insetos/Praga na Teca, coordenado pelo Professor do IFMT Cáceres, doutor Alexandre Santos, coordenador de pesquisa do campus. 
 
Segundo Alexandre, o objetivo da agenda com alunos e servidores é fomentar e estimular a realização de bons projetos de pesquisa, com o uso da estatística para o refinamento dos dados obtidos, que tem sido determinante para publicações em revistas de alto fator de impacto. 
 
 “Você tem que ter boas ideias, com inferências boas sobre os dados, independente do recurso disponível. Então doutor André traz em suas contribuições o estímulo aos alunos e pesquisadores para pensar no uso da estatística, em como elaborar uma boa hipótese, como elaborar um bom experimento, visando ter boas ideias que podem repercutir em boas pesquisas”, explica Alexandre.
 
Além da palestra e ciclo de diálogos, o francês acompanha trabalhos que estão sendo desenvolvidos no IFMT Cáceres no âmbito da pesquisa sobre técnicas para controle de insetos e aproveitou para conhecer a biodiversidade da região. Ele afirmou que conhecer o interior do Brasil é encontrar-se com um país jovem, grande, bonito e complexo, que tem dificuldades no âmbito da produção científica, como em outros países, mas também muito potencial científico.
Imprimir