Imprimir

Imprimir Artigo

25/01/2015 - 14:48 | Atualizado em 25/01/2015 - 21:28

Fome Card

Diante da polêmica que se formou sobre o veto do prefeito de Cáceres, Francis Maris (PMDB), a uma emenda a Lei Orçamentária deste ano que prevê o pagamento de 12% de 22% de perdas salariais determinados pela Justiça, temendo um desgaste histórico diante da tendência da maioria dos vereadores mudarem de postura e votarem a favor do veto, o presidente da Câmara, Marcinho Lacerda (PMDB), decidiu protelar a colocação da questão em votação. Para a bomba não estourar no colo do Legislativo, ele impôs ao Executivo que busque junto ao Sindicato dos ServidoresMunicipais (SSPM) uma solução consensual para o impasse. Por conta disso, nesta semana, depois de muito tempo, o prefeito sentoucom a direção do SSPM e durante o encontro reafirmou que a reivindicação das perdas é ilegal e que o município não tem capacidade financeira para cumpri-la. Como forma de amenizar a situação, ele ofereceu uma espécie de vale comprasno valor de R$ 200 reais para todos os servidores.Para alguns membros da direção do Sindicato que participaram da reunião, oferta do vale compras é um desrespeito à categoria que está lutando por um direito, reconhecido pela própria administração junto a Justiça.
 
Câmara
 
Apesar dos rumores sobre a mudança de postura da maioria dos vereadores em relação às perdas salariais, o presidente do SSPM, Claudiney Lima disse que ainda acredita que os parlamentares vão manter as posições e vão continuar ao lado dos servidores, derrubando o veto.Lima afirmou que os servidores, mas do que ninguém, conhecem a realidade da prefeitura e jamais iriam buscar apoio da Câmara para uma questão que não estivesse dentro da Lei. Ele ressaltou que a prova disso, é que a atual gestão reconheceu a divida junto a Justiça.
 
Mudanças
 
Ainda durante o encontro com os representantes dos servidores, em uma tentativa de fazer a categoria desistirda luta pelo pagamento das perdas salariais, o prefeito anunciou que em um prazo de seis meses o município realizará uma reforma administrativa para ajustar o quadro de servidores. Para o presidente do SSPM, Claudiney Lima, a medida é boa é um antigo anseio da categoria, que precisa participar diretamente da sua formulação para que ela não resulte em prejuízos futuros. Ele ressaltou que a reforma precisa ter um forte amparo jurídico para ver até que ponto é legal, transformar os cerca de 150 guardas patrimoniais em guardas municipais, como deseja a administração. A questão a que se refere o presidente do SSPM é um antigo desejo da atual de gestão, que quer implantar o monitoramento eletrônico, promovendo os guardas para outros cargos, entre eles, o de guarda municipal que resolveria definitivamente, por exemplo, a questão da fiscalização do trânsito.
 
Mal estar
 
Nesta semana, o prefeito também se reuniu com os vereadores em seu gabinete. Por exigência dos parlamentares, os secretários estiveram presentes e foram duramente cobrados sobre o não atendimento de várias reivindicações. Em uma tentativa de melhorar a relação com o Legislativo, o prefeito determinou agilidade nas repostas às demandas dos parlamentares. De forma inesperada, o deputado doutor Leonardo (PDT), esteve no gabinete durante a reunião acompanhado do assessor Célio Silva. Ele foi mostrar a sua disposição de trabalho e afirmou que a derrota para Francis em 2012 é coisa do passado. Apesar do clima harmonioso, a presença de Celinho, apresentado como homem forte do deputado, causou mal estar.
 
Cargos
 
Por falar em Leonardo, uma fonte ligada ao deputado revelou a coluna que ele já tem uma lista de nomes que indicará para os cargos de confiança que o Estado possui em Cáceres. Vitor Sato será indicado para a Empaer, Luizinho do Dito Gato para Sema, Cynara Piran para o Instituto de Identificação, Marquinhos Ribeiro (Juba), para o Detran e Jones Bisinela para o IML. A fonte acrescentou que Luizão do Indea que está no órgão por indicação do ex-deputado Português, deve permanecer por ter trabalhado na moita para Leonardo, e Chiquinho Viggo, também da cota de Português, deve continuar do Escritório Regional de Saúde, a pedido de correligionários de Leonardo.
 
Tagarela
 
Em uma entrevista concedida esta semana ao site RDNEWS o prefeito Francis Maris (PMDB), abriu o jogo sobre as promessas não cumpridas pelo ex-governador Silval Barbosa (PMDB).  Ele disse que os R$ 10 milhões prometidos para a recuperação de ruas não passou de um engodo e surpreendeu ao afirmar que a Sema comandada pelo cacerense Zezinho Lacerda (PMDB), foi a responsável pela obra de revitalização da orla, não ter saído.
 
Receita
 
Sem alternativa de sobrevivência, a prefeitura de Cáceres, intensificou este ano as ações para aumentar a arrecadação de impostos. No ano passado mais de dois mil contribuintes que não pagam tributos como IPTU e ISSQN tiveram os nomes mandados para o cartório de protestos. Mais de 20 mil devedores estão inseridos na divida ativa e terão os nomes remetidos para a cobrança judicial, segundo o município. Conforme o secretário de Fazenda, Júnior Cezar Dias Trindade, até o final do ano, aprefeitura deve protestar mais de 10 mil devedores.
 
Alvara
 
Enquanto boa parte do comércio se sacrifica para manter em dia o pagamento de Alvara, ISSQN e IPTU há uma minoria que sobrevive à custa da população e que não tem consciência da importância do imposto para a melhoria da cidade. Esta semana, a coluna tomou conhecimento que dois grandes empresários, um da Avenida Sete de Setembro e outra da Praça Barão do Rio Branco, mandaram retirar publicidades das suas fachadas para reduzirem o valor da taxa de Alvara.
 
UCAM
 
O contador Enézio Mariano assumiu a candidatura a presidente da União Cacerense de Associações de Morares (UCAM), em eleição marcada para março. Ele já iniciou os contatos para a formação da chapa e deve iniciar a campanha no começo de fevereiro. Enézio já foi aliado do atual presidente Nilson Magalhães, mas hoje defende a renovação na entidade.
 
Prefeito
 
Ao contrário de que muitos imaginam, as articulações para a eleição de 2016, em Cáceres estão a todo vapor. Dentro da linha de renovação, dois nomes estão se sobressaindo. Doutor Sérgio Cardiologista e o petista James Cabral. Mesmo sem partido, Doutor Sérgio já pede votos e diz que sua meta será arrumar a saúde do município. Cotado para dirigir o INCRA no Estado, James diz que sua meta é apresentar um projeto de desenvolvimento para Cáceres calçado nas politicas do PT, porém afirmou que primeiro irá buscar construir um consenso em torno do seu nome dentro da executiva municipal.  Imprimir