Imprimir

Imprimir Artigo

01/12/2014 - 16:35

​Desgraça

Conforme previ neste espaço em edições passadas, a decisão do prefeito de Cáceres, Francis Maris (PMDB), de colocar na cadeia mais de cinquenta pessoas por suposto desvio de dinheiro da saúde na chamada ‘Operação Fidare’, virou um tiro pela culatra. Por ter confessado em uma entrevista na TV Centro América que tinha conhecimento dos fatos, ele passou de delator a réu em um processo criminal que está parado na Justiça Federal.
 
Resultado
 
A Coluna apurou junto a uma fonte do órgão que passados mais de oito meses da deflagração da Operação, a Justiça Federal sequer instaurou o Inquérito e pasmem, por duvidas quanto à competência para julgar o prefeito cacerense. O juiz Mauro César Garcia Patini, da 1ª Vara Federal de teria feito um consulta ao Tribunal Regional Federal da 23ª Região, que até hoje não se manifestou sobre a questão.
 
Foro
 
De acordo com a fonte, independente do foro, Francis dificilmente escapará de uma condenação.  As punições mais comuns para este tipo de crime são improbidade administrativa, que culmina com cassação de mandato, multa e prisão, por conta do crime de prevaricação. Se isso acontecer, o maior empresário de Cáceres vai passar a ter na sua ficha pessoal uma condenação criminal.
 
Cômico
 
A notícia da denuncia criminal contra o prefeito, chega justamente no momento em que Francis ratifica o erro de não ter apurado o caso internamente para depois levá-lo ao conhecimento da Justiça. Através da Procuradoria, ele começou a remeter a Justiça Federal, pedidos para retirar da ação, servidores que foram inocentados por uma sindicância interna.
 
Arrependimento
 
A vaidade de ser prefeito da maior cidade da região vai virar um dos maiores arrependimentos da vida de Francis. Não será por frustração, por não tem consertado uma maquina de mais de 230 anos de idade, mas sim pelos inúmeros processos que responderá pelo resto da vida por ser ordenador de despesas.
 
Acirramento
 
Tenho ouvido estudantes, técnicos e professores do campus Jane Vanini, e notei que como ocorre historicamente, a disputa pelo comando do maior campus da Unemat será acirrada. Com propostas populares como Restaurante e Transporte para Cidade Universitária, Acir Montecchi tenta ganhar votos dos estudantes. Já Antônio Malheiros, com a promessa de melhorar a biblioteca, a estrutura física e oferecer internet sem fio, gratuita, mira também o voto de técnicos e professores. A eleição será quarta-feira, 3.
 
Orçamento
 
A Câmara de Vereadores de Cáceres deve receber na sessão do próximo dia 8, o maior público da sua história. Com capacidade para 150 pessoas em seu plenário, a Casa deve receber ao menos 500 dos 2 mil servidores da prefeitura que vão assistir a votação do Orçamento de 2015, onde eles esperam estar inseridos o pagamento de 22 % de perdas salariais determinado pela Justiça. Quem chegar mais cedo, ainda vai poder assistir as explicações da secretária de Educação, Nelci Longhi sobre a qualidade das obras de reforma das escolas Dom Máxino Biennes e Isabel Campos.
 
Recesso
 
A Câmara de Cáceres tem apenas mais três sessões para limpar a pauta e entrar em recesso.  Pelo andar da carruagem, o Projeto que transforma a SAEC e autarquia não deverá ser votado este ano. Os trabalhos de 2015 devem ser encerrados no dia 15, com a eleição da nova mesa diretora.
 
Vereadores
 
Estou fazendo uma lista com os meus amigos que gostaria de ver como candidatos a vereador em 2016. La vai: Anne Viegas, Cinara Piran, Dima Simões, Zeli Carvalho, Antoniel Pontes, Claudionor Duarte, Helzo Brandão, Dênio Carvalho, Sebastião Mendes, Juvenal Pedroso (Pelezinho), Luiz Tolotti, Luiz Carlos Veloso (De seu Fabinho), Ivana Fanaia, Meire Maciel, Osvaldo Policia (Pai de Halassi), Laurinda do Espirito Santo, Manga Rosa (radialista), e Pedro Miguel (Ripa nos Malandros). Semana que vem tem mais!  Imprimir