Imprimir

Imprimir Artigo

06/11/2014 - 17:29

Revogou

Temendo que o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM), ingressasse na Justiça e conseguisse uma decisão favorável, o prefeito de Cáceres, Francis Maris (PMDB), mandou revogar o Decreto que institui férias coletivas no final do ano e previa desconto nas férias e licenças prêmios. É preciso registrar que até o procurador geral, havia alertado o prefeito para a ilegalidade da medida, mas como ele ‘é o cara’, deu no que deu.
Cagada
Falando nisso, repercutiu muito mal, o uso de presos na limpeza pública. Nada contra o projeto da Vara Criminal, mas Cáceres não possui opções de trabalho para absorver a mão de obra que ficou desempregada as vésperas do Natal. No meu entendimento, não se pode resolver um problema social criando outro.
Aprovados
Mesmo encontrando uma série de falhas técnicas e aplicando multas, o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE), aprovou as contas de gestão do prefeito de Cáceres, Francis Maris (PMDB) e do presidente da Câmara de Vereadores, Alvacir Alencar (PP), referentes a 2013.
2016
A frente formada pelos partidos que apoiaram a candidata ao governo de Janete Riva (PSD), caminha a passos largos para consolidar um bloco com vistas às eleições municipais de 2016 em Cáceres. A vereadora Valdeniria Dutra Ferreira está estruturando o PSD, o vereador Félix Alvares o Solidariedade e o grupo do vereador cabo Pinheiro já organiza o PRTB para o pleito.  Também fazem parte do bloco o PT do B, PTN, PEN e o PTC.
Pré-candidatos
O primeiro acordo é que todos os partidos poderão lançar pré-candidatos a prefeito. Nesta linha, os nomes Valdeniria, Félix, Pinheiro, do ex-reitor da Unemat, Taisir Karim e da professora Edinha Amaral já foram colocados como opção. Isso significa que o grupo vai concorrer na oposição.
Terceira via
Em uma conversa com a Valdeniria, fiquei sabendo que a ideia é oferecer uma alternativa ao eleitor cacerense já que os demais partidos estão vinculados ao bloco governista que está deixando o comando do Estado e ao novo governo que tomará posse em janeiro. Ela inclusive acredita que o grupo do prefeito Francis Maris que é do PMDB em breve se aliará a Pedro Taques.
Explicando
Valdeniria diz que já é visível a articulação do secretário de Saúde, Wilson Kishi, que está costurando a entrada de Francis no grupo pró-taques que tem o PP de Adriano Silva e do vereador Alencar, o PSB do vereador Tarcisio Paulino e do ex-prefeito Túlio Fontes, o DEM de Sid Maia e Brandão, o PSDB do vereador Manoel Leiteiro e da vice-prefeita Eliene Liberato Dia, o PV de Marcelinho Cardoso, o PPS de Geraldo Leão, o PTB de Modesto e o PSC do vereador Domingos dos Santos.
Fora
A vereadora disse que o bloco tem a expectativa de contar com a adesão do PR do vereador Edmilson Campos (PR), que é pré-candidato a prefeito e com o PT, onde vários nomes já estão sendo cogitados para a disputada de prefeito, entre eles, Neuzo Oliveira, Alonso Batista, James Cabral e o professor da Unemat, João de Deus.
Pressão
Os vereadores Edmilson Campos (PR), Tarcísio Paulino (PSB), e Félix Alvares (SOL), membros das comissões de Justiça e Finanças da Câmara de Vereadores de Cáceres, dizem que só votam o projeto de lei que quer transforma a SAEC em autarquia após receberem todas as informações sobre a vida financeira da empresa no ultimo ano, a realização de ajustes no projeto e a promoção de uma audiência pública. Sem capacidade política para promover uma articulação para acelerar a votação da matéria, o prefeito Francis Maris (PMDB) escalou os secretários Rubens Macedo (Esporte), Wilson Kishi (Saúde), Atila Gattas (Assessoria Especial), Deise Dier (Governo) e a vice-prefeita Eliene Liberato Dias para pressionar a Câmara a votar o projeto o mais rápido possível.
Troco
Na minha avaliação, a derrota do grupo de Junior Cesar Dias na ACEC, teve uma sensação de vingança, já que na chapa de Tato Giraldelli, tinha muita gente ligada a pessoas que foram patroladas no Rotary por uma trinca formada Junior, Mauro do Mundo dos Bordados e Washigton Calado.
Breu
Um trecho da Avenida São Luiz entre a concessionaria do prefeito e o posto do combustível de um de seus apoiadores, Walace Antunes, está no escuro há dias. Acionei uma fonte da Secretaria de Obras para comunicar o fato e fui informado que o ‘municipo’ está sem material para o reparo. Aproveitando a deixa, quero informar a autoridades, que uma obra de alvenaria está sendo executada nas margens da Avenida, ao lado de um prédio desmoronado da antiga Casemat. Quem constrói em área publica comete crime e o gestor que permite também, viu!.
  Imprimir