Imprimir

Imprimir Artigo

29/10/2014 - 11:32 | Atualizado em 29/10/2014 - 17:26

​Setenta e dois perdem emprego na limpeza pública de Cáceres

Setenta e dois trabalhadores responsáveis pela varrição e coleta de lixo em Cáceres estarão desempregados a partir do próximo sábado, 1.
 
Eles trabalham para as empresas Sanetran e Oportuna, que foram substituídas pela empresa Impacto que venceu a licitação de aproximadamente R$ 7 milhões, promovida pela prefeitura para prestar os serviços pelos próximos dois anos.
 
A novidade no pregão é que o serviço que antes era feito por duas empresas, agora ficará a cargo de apenas uma.
 
A Sanetran foi responsável pela coleta de lixo por aproximadamente nove anos e a Oportuna atua na varrição há quase seis anos.
 
Em reportagem veiculada pelo Jornal Oeste recentemente, a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Justiça do Governo do Estado, informou que ao menos 20 reeducandos do sistema prisional da cidade vão trabalhar para a Impacto.
 
Durante a sessão de ontem, 28, o vereador Manoel Inácio (PSDB), propos uma Moção de Louvor aos trabalhadores das duas empresas.

Servidor da Oportunda, Luiz Ortega esteve na Câmara a convite do vereador para acompanhar a votação da Moção e disse ao Jornal Oeste que os trabalhadores estão preocupados com a demissão em massa as vésperas do final do ano.

Ele explicou que a categoria espera contaa com apoio do Câmara para que os demitidos sejam reaproveitados pela nova empresa.
 
Os vereadores Edmilson Campos (PR) e Tarcísio Paulino (PSB) manifestaram preocupação com a situação.
 
Para ‘Café no Bule’ apesar do procedimento de troca aparentar ter sido feito dentro da Lei, é preciso ter habilidade política para minimizar o impacto social que a mudança provoca.
 
‘A cidade já tem um alto índice de desemprego e enquanto agentes políticos devemos trabalhar para melhorar a situação, mas ao que parece a prefeitura não teve essa percepção’, criticou.
 
Já Tarcísio demonstrou preocupação com o uso de reeducandos no serviço. Na sua avaliação, a realidade socioeconômica da cidade torna incoerente a prefeitura querer contribuir para amenizar um problema social, criando outro ainda maior.
 
‘Nada contra dar oportunidade as pessoas que querem se reinserir socialmente, mas em Cáceres há muitos pais de família que também necessitam desse trabalho’, ponderou.
 
O vereador Manoel Inácio (PSDB) relatou que já teve uma conversar com o prefeito Francis Maris (PMDB) e ganhou aval para conversar com a Impacto para ver a possibilidade da absorção do pessoal demitido.
 
‘Pelo contrato a empresa não é obrigada a contratar os demitidos, porém vamos pedir que eles tenham prioridade’, disparou.
 
A vereadora Valdeniria Dutra Ferreira (PSD), disse que conversou com o prefeito sobre a situação e ele teria dito que também iria procurar a empresa para sugerir o reaproveitamento dos ex-servidores da Sanetran e da Oportuna. Imprimir