Imprimir

Imprimir Artigo

13/10/2014 - 14:07 | Atualizado em 13/10/2014 - 19:10

Fenômeno

Fenômeno

A votação histórica do médico Leonardo Albuquerque (PDT) o transformou em um fenômeno eleitoral comparado ao palhaço Tiririca que voltou a ser campeão de votos no País em um claro deboche do eleitor paulista. No caso de Leonardo, os mais de 27 mil votos obtidos em Cáceres, foram dados pelos eleitores que votaram nele na eleição para prefeito em 2012 e por eleitores que votaram no prefeito Francis Maris (PMDB) e se arrependeram. Resumindo, em protesto contra o baixo desempenho da atual gestão da cidade, a maioria dos cacerenses que foram as urnas, votaram em Leonardo.

Fardo

Ao conquistar um mandato de deputado estadual, Leonardo recebeu automaticamente a missão de resolver os problemas da cidade, que necessitem de ajuda do governo do Estado. Ele também tem compromisso com os eleitores de outras cidades que lhe deram mais de 7 mil votos. Vai ter que ter muita habilidade para sair desta ‘sinuca de bico’, pois caso contrário, o mandato poderá virar um pesadelo.

Previsões

Das previsões que fiz neste espaço e em off com colegas e algumas lideranças políticas, errei em apenas dois pontos. O primeiro foi em relação ao número de votos e a eleição de Leonardo. Ao Faquini, Sinézio e ao Celso Antunes, disse por várias oportunidades que Leonardo teria no máximo 17 mil votos em Cáceres e não conseguiria 8 mil fora o que lhe garantiria a eleição. Outro erro foi em relação à votação do professor Adriano Silva (PP), em Cáceres. Reiterada vezes disse aos colegas que Adriano iria chegar com 15 mil votos de fora e faria com o pé-nas-costas, 8 mil votos em Cáceres necessários para conquistar a eleição. As demais previsões se confirmaram. Marcinho (PMDB), Geraldo Leão (PPS), Brandão (DEM) e Milton Gráfica (PSC) juntos não tiveram 5 mil votos em Cáceres e Túlio Fontes (PSB), foi o campeão de votos para federal com Félix (SOL) em segundo, Ezequiel (PP) em terceiro e Salmo (PROS) em quarto lugar. Também disse que ainda teríamos mais de 10 mil cacerenses votando em candidatos de fora e acabei esquecendo de mencionar as abstenções que foram vergonhosas. Para fechar esta questão quero afirmar que continuo não acreditando em pesquisas porque sei como são feitas. Só para constar, as últimas pesquisas para deputado estadual, divulgadas pelo jornal A Gazeta, RDNEWS, KGM e Vetor, mostraram Leonardo como o primeiro no Estado, mas ele acabou na 11ª colocação.

Cacifado

O resultado da eleição deixaram dois nomes cacifados para a disputa da prefeitura de Cáceres em 2016. Adriano Silva (PP) e Túlio Fontes (PSB), que já adiantou que não disputará mais o cargo. O pleito também pode ter o petista James Cabral, irmão de Lúdio Cabral, a vice-prefeita Eliene Liberato Dias (PSDB), o vereador Edmilson Campos (PR) e o prefeito Francis Maris (PMDB) que pode ir à reeleição.

Divida

Observando a soma de votos que reelegeu o mentiroso do Valtenir Pereira (PROS), vi que os 4.201 votos obtidos pelo vereador Salmo como candidato a deputado federal foram decisivos para sua eleição. O vereador está a cavaleiro para cobrar ajuda do parlamentar para Cáceres, mas só anuncie alguma coisa quando o dinheiro estiver na conta do município.

Decadência

Na ânsia de tirar o terceiro mandato consecutivo de Português (PP), o ex-prefeito de Figueirópolis, Lair Mota (PP) e o médico de Quatro Marcos, Túlio Casado (PROS) acabaram contribuindo para que o centro da região sudoeste perdesse representação politica na Assembleia Legislativa.

Câmara

A Câmara de Vereadores de Cáceres deve eleger nos próximos dias o presidente da mesa diretora para o biênio 2015/2016. Uma chapa com o nome do professor Domingos dos Santos (PSC), como presidente já está pré-acordada. O candidato à vice-presidente é Tarcísio Paulino (PSB) e o vereador Edmilson Campos (PR) é candidato a 1º Secretário tendo o vereador cabo Pinheiro (PRTB) como candidato a 2º Secretário. A vereadora Valdeniria Dutra Ferreira (PSD) é candidata a Tesoureira e deve ter o vereador Alvasir Alencar (PP) como candidato a 2º Tesoureiro. O vereador Félix Alvares (PSOL) ficou de fora, mas manifestou apoio a chapa. Ficaram de fora os vereadores Marcinho Lacerda (PMDB), Edmilson Tavares (PMDB), Manoel Inácio (PSDB) e Salmo César (PROS). Se não houver nenhuma alteração, a chapa deve vencer a eleição já que possuiu a maioria dos votos.

Férias

O prefeito Francis Maris (PMDB) determinou que todos os servidores que possuem férias e licenças prêmios, que as tirem no final do ano. Ele pretende dar férias coletivas entre dezembro e janeiro. A determinação deve azedar ainda mais a relação do prefeito com os servidores que aos poucos estão deixando a prefeitura. Uma fonte da Secretaria de Administração revelou que nos últimos dias mais de 40 pediram afastamento, licenças e exonerações. As vagas abertas estão sendo ocupadas por estagiários vindos das universidades da cidade.

Perguntar não ofende?

Legalmente a secretária de Educação, Nelci Longhi pode acumular a função publica com o cargo e coordenadora do Projeto Bichos do Pantanal? Imprimir