Imprimir

Imprimir Artigo

24/09/2014 - 19:57

Desafio

Desafio
Os eleitores cacerenses que querem uma cidade melhor e por isso vão voltar nos candidatos da cidade no próximo dia 5 de outubro, tem um compromisso ainda maior. Convencer familiares e amigos para que façam o mesmo. Cáceres têm mais de 62 mil eleitores aptos a votar e o número é suficiente para eleger no mínimo dois deputados estaduais e até um federal.
Adversários
O empenho para eleger representantes locais é necessário porque infelizmente mais uma vez uma dezena de pseudas lideranças e gente sem consciência política, venderam o seu apoio a candidatos de fora a troco de um dinheiro que acaba tão rápido como a campanha. Em 2010, eles levaram quase 16 mil votos que tiraram a possibilidade dos vereadores Leomar Mota e Celso Fanaia, mais votados na época, chegarem a Assembleia Legislativa.
Foco
Com a proximidade do dia da votação, devemos esquecer as diferenças pessoais e políticas e irmos as urnas determinados e conscientes em votar nos candidatos que possuem chances reais de eleição. Pesquisas divulgadas pelos principais veículos de comunicação do Estado há meses vem apontando que apenas dois tem possibilidade de se eleger deputado estadual e um a federal. Então na próxima semana pegue o ‘santinho’ de um destes candidatos coloque no bolso e domingo, 5, vote em Cáceres. Se você fizer isso, às oito horas da noite já estaremos comemorando a retomada do prestigio político da cidade junto ao governo do Estado.
Engodo
Para eventualmente não se frustrar, o eleitor, especialmente o cacerense precisa saber que as pesquisas eleitorais para candidatos a deputado estadual que vem sendo divulgadas pelos grandes veículos de comunicação não estão sendo noticiadas da forma correta. Os nomes que aparecem no topo da lista como mais lembrados, indicam claramente que as pesquisas foram feitas no reduto eleitoral dos citados. Dia 5 à noite vocês vão poder ver o que estou dizendo.
Cagada
Se já não bastasse a lambança de ter denunciado uma série servidores na Operação Fidare sem a abertura de uma Sindicância, a gestão do prefeito de Cáceres, Francis Maris (PMDB), que passou de delator a réu do caso, fez outra cagada relacionada à Fidare. Colocou um dos servidores citados nas investigações para fazer parte da Comissão Sindicância aberta para tratar da questão.
Outra
Por falar em lambança, depois do secretário de Saúde, Wilson Kishi, agora foi a vez da secretária de Educação, Nelci Longhi desobedecer o decreto baixado pelo prefeito Francis Maris (PMDB), cortando horas extras e mudando o expediente do Pronto Atendimento Municipal (PAM). A secretária liberou os guardas para fazerem horas extras porque não há guardas suficientes para atender o desejo do prefeito. E olha que Nelci tentou de tudo, até transformar merendeiras em vigias.
Contra-senso
No mesma hora que age para conter gastos com horas extras, o prefeito atua para criar novas despesas. Sem competência para fazer uma ampla reforma administrativa, ele começou a enviar a Câmara projetos de lei criando novos cargos. Esse é o caso da coordenação de projetos, que se transformou em gerencia de projetos com salario e status de secretário. Em uma recente reunião com a direção do Sindicato dos Servidores ele deixou escapar a intensão de criar vários novos cargos.
Decepção
O prefeito de Cáceres, Francis Maris (PMDB), já não esconde a frustração com a criação da Secretaria de Fazenda e o trabalho do secretário de Saúde, Wilson Kishi (PDT). Ele está descendo a lenha no japonês assim como fazia com Arlene Alcântara, Luiz Landim e Carla Bareli.
De fato
Outro dia um leitor me abordou durante uma das sessões da Câmara de Vereadores de Cáceres para perguntar quem era o secretário de Governo de Francis. Eu respondi que de direito é Washington Calado, mas quem anda fazendo a função durante as sessões da Câmara é o assessor especial Atila Gattas. Diga-se de passagem, muito bem!
Centro América
Sábado, 27, será um dia histórico para a comunicação de Cáceres. O Grupo Zahran que controla a TV Centro América afiliada da Rede Globo no Estado, chega à cidade com a inauguração da Radio Centro América FM, que ocupará a frequência da Radio Club FM. As regiões sudoeste e leste do Estado eram as únicas que não possuíam empresas do grupo. Fonte ligada à direção da empresa em Mato Grosso revelou que o sucesso da radio será determinante para instalação de uma filial da TV Centro América. A mesma fonte também contou que o grupo tem interesse em instalar uma filial da Copagaz na futura Zona de Processamento de Exportação (ZPE) com sede na cidade.
ACEC
Termina na próxima semana o prazo para inscrições de chapas para eleição da diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Cáceres (ACEC) que ocorrerá em novembro e o atual Tesoureiro da entidade, Ariel Atala tem a simpatia da maioria dos associados. Ele conquistou a preferencia pela honestidade e capacidade de gestão.
Velhos hábitos
Tenho recebido uma série de denuncias dando conta que servidores e até secretários estão folgando com novos carros adquiridos recentemente pela prefeitura de Cáceres. Um integrante do primeiro escalão, que até poucos dias ia para a prefeitura no próprio carro, agora estaria indo almoçar com a viatura oficial. Por falar em carros novos, o orçamento deste ano para gastos com combustível deve estourar com a nova frota.  
Pérola
Durante a última sessão da Câmara de Cáceres, o vereador Tarcísio Paulino (PSB) discursava na Tribuna quando solto esta: ‘Antigamente eram os malas que trabalhavam para os candidatos de fora. Hoje, os malas estão com os candidatos da cidade e os metidos a certinho estão com candidato de fora’.
Inovando
O vereador Felix Álvares (SOL), candidato a deputado federal, disse durante discurso na mesma sessão que está levando cabos eleitorais de Cáceres para fazer campanha nas cidades da região. Ele disse que a medida está dando resultado, porque o custo com deslocamento é o mesmo que ele teria com a contratação de cabos eleitorais locais.
Reeleição
Bastou a Coluna comentar que a aquisição de mais de vinte veículos para a prefeitura de Cáceres é a maior da história para uma meia dúzia de puxa sacos começarem a falar em reeleição. Imprimir