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24/05/2010 - 00:00

Feira do Mel recebeu 24 mil pessoas e movimentou R$ 11,98 milhões em quatro dias

Por Jornal Oeste

Jairo Pitolé Sant’Ana/Rita Comini Assessoria Sebrae-MT Um público de 24 mil pessoas visitou a Feira do Mel, nos seus quatro dias de duração (19 a 22 de maio), incluindo os 2.217 congressistas de todo o país que estiveram em Cuiabá participando do 18º Congresso Brasileiro de Apicultura e 4º Congresso de Meliponicultura. Esse público movimentou R$ 11,98 milhões – R$ 7,643 milhões comercializados nos 104 estandes da feira e praça de alimentação e R$ 4,339 milhões negociados, durante a Rodada de Negócios, em 280 reuniões entre 34 empresas vendedoras e 20 compradoras de todo o país - os produtos mais comercializados foram mel in natura, industrializado (envasado e rotulado), própolis e pólen. Outras duas mil pessoas, registradas apenas as visitas monitoradas, conheceram a Cidade das Abelhas, um circuito montado em uma área de 10 mil metros quadrados, mostrando as etapas da produção do mel, com apiário/meliponário, museu das abelhas, marcenaria, empório e casa do mel. Os congressistas tiveram acesso exclusivo a 23 palestras, 14 mesas-redondas, 30 clínicas tecnológicas, 13 mini-cursos, dois fóruns e apresentação de trabalhos científicos em painéis e dividiram com o público da feira outros dois mini-cursos e 16 oficinas, desfile de moda temática e uma diversidade de produtos a base de mel ou nele inspirados. Alimentos (musses, pão de mel, sorvetes, bolos e bolachas), artesanatos (brinquedos, peças ornamentais, decorativas e utilitárias), produtos de beleza, equipamentos para apicultura, mel, cera, pólen e própolis foram alguns dos produtos expostos e comercializados durante a Feira do Mel, que proporcionou ainda 10 apresentações culturais, entre danças indígenas, folclore regional e shows de MPB. O índice de aprovação pelo público, de acordo com pesquisa da equipe do Sebrae/MT, atingiu 95%. O apicultor José Walter Pinto, de 70 anos, um dos integrantes da caravana de Brasília, elogiou a parte técnica do congresso, especialmente os cursos e clínicas tecnológicas. Há dez anos na atividade, ele é membro da Associação Apícola do Distrito Federal que trouxe 31 congressistas. Já o vendedor Fábio Júnior, 27 anos, que trabalha em uma loja de produtos agropecuários (incluindo itens para apicultura) no município mato-grossense de Comodoro, há 650 km de Cuiabá, disse ter encontrado na feira muita informação e alternativas de negócios. “Foi um divisor de águas. Vamos falar desse evento antes e depois de Cuiabá, porque esta edição foi inovadora e inédita. Cuiabá conseguiu falar com o apicultor e o meliponicultor, público alvo do congresso, reuniu toda a expertise dos pesquisadores e cientistas e ainda trouxe a sociedade cuiabana para conhecer e empunhar a bandeira da apicultura”, afirmou o coordenador da carteira de apicultura do Sebrae Nacional, Reginaldo Resende. Segundo ele, houve interface entre a atividade apícola e outros setores da economia, como o artesanato, a indústria de cosméticos e a moda. Para a diretora do Sebrae/MT, Eneida de Oliveira, o congresso conseguiu informar que a cadeia apícola é bem mais ampla do que se imagina. “É dessa forma que vamos fomentar o empreendedorismo no setor. Tenho certeza de que muitas pessoas vão se interessar pela a atividade a partir deste momento. Sem falar nos outros setores que perceberam um nicho de mercado nesta temática”, afirmou. Para o José Gomercindo Cunha, reeleito presidente da Confederação Brasileira de Apicultura, uma das realizadores do congresso ao lado da Federação das Entidades Apícolas de Mat6o Grosso, Governo do Estado e Sebrae, “o congresso foi dez. Quem veio, se surpreendeu com as inovações, com a feira e com o destaque dado à cultura local, com a presença das etnias indígenas. A parceria conseguiu proporcionar um evento de nível internacional”, afirmou, lembrando que representantes da Apimôndia – Federação Internacional de Entidades Apícolas ficaram surpresos com a organização e estrutura do congresso.
 
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