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22/05/2010 - 00:00

Rodada da cadeia do mel gera R$ 4,3 milhões no curto e médio prazo

Por Jornal Oeste

Jonas da Silva Assessoria Sebrae-MT A Rodada de Negócios da cadeia do mel gerou R$ 4,339 milhões no curto e médio prazo (de seis meses a um ano) durante o 18º Congresso Brasileiro de Apicultura nesta sexta-feira, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O congresso se encerra neste sábado. Os produtos mais comercializados foram mel in natura, o industrializado (envasado e rotulado), própolis e pólen. Foram realizadas 280 reuniões entre os 34 vendedores (ofertantes) dos produtos e 20 compradores de todo o Brasil. A rodada é um mecanismo de comercialização que coloca frente a frente quem quer comprar e quem quer vender. A rodada e o congresso foram organizados pelo Sebra-MT, Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), federação estadual do setor (Feapismat) e Governo de Mato Grosso. O sócio diretor da Natucentro Própolis, Cézar Ramos Júnior, destacou a oportunidade de comercialização existente nesse tipo de processo. A rodada atingiu sua expectativa, porque ele veio atrás de um tipo de um própolis vermelho e encontrou o fornecedor Apop, de Pacatuba, Sergipe. O produto é demandado pelo exigente mercado japonês, onde a empresa já atua. “Estamos exportando própolis orgânico para o Japão. A tendência futura é bom para exportação de própolis e pólen”, adianta. Ele diz que há pouca produção do produto. Atualmente, ele exporta 200 quilos por ano e a previsão é triplicar em 2011. O empresário com 15 anos no setor aponta a rodada como uma mostra onde em um dia se consegue ter visão e fornecedor de todo país. Em situação normal, o contato demoraria meses e muitos telefonemas. Gerente de Exportação da Prodapys, de Araranguá (SC), Tarciano Santos da Silva, diz que mesmo se não houvesse negócio na rodada, a presença na atividade do Congresso de Apicultura teve o objetivo de ampliar a rede de relacionamentos para contatos futuros de negócios. “Não adianta o apicultor só fazer exposição, participar de palestra técnica, investir em tecnologia, se não tem contato entre produtor e a indústria”. A empresa está há 18 anos no mercado e nos últimos dois anos exportou 7 mil toneladas, o equivalente a cerca de 20% do que o Brasil vende ao mercado externo. A capacidade de industrialização do empreendimento é de 7,5 mil toneladas ao ano. Em uma prévia avaliação do evento, Tarciano comentou que o congresso superou suas expectativas, por ter sido realizado em um local longe dos grandes centros, pela organização e ter vindo quantidade grande de apicultores de todo o Brasil (2.900) e pelo fato do congresso ter feito a popularização da importância do mel na sociedade mato-grossense. Informações adicionais sobre o congresso estão no site www.congressoapicultura2010.com.br
 
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