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22/04/2010 - 00:00

Horta pedagógica integra comunidade escolar em Cáceres

Por Jornal Oeste

Maria Edna Pedro Assessoria Alunos, pais, professores e funcionários da Escola Estadual Criança Cidadã em Cáceres iniciaram esta semana um projeto de integração e educação ambiental com o desenvolvimento da horta orgânica pedagógica. O trabalho contou com a orientação do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres. Cerca de 35 alunos do curso de agricultura e agropecuária, coordenados pelo professor de olericultura Juberto Babilônia, ministraram oficinas de sensibilização e educação ambiental, como ferramenta de mobilização da comunidade escolar, e deram suporte técnico para a implantação da horta. “Nós tínhamos espaço na escola, a possibilidade de financiamento, um universo de pessoas a serem envolvidas e a necessidade de fazer. O Instituto tem a vocação e a experiência com o desenvolvimento de hortas pedagógicas em outras escolas. Juntamos a nossa vontade de fazer e a capacidade e a vontade do instituto em ajudar e começamos o trabalho ”, conta o técnico de apoio da Escola Cidadã, Sebastião Nicácio, um dos motivadores da realização do projeto. Nicácio, que é também egresso da antiga Escola Agrotécnica Federal de Cáceres, hoje Campus do IFMT, afirma que a proposta além de integrar a comunidade escolar valoriza a cultura local de produção e plantio nos quintais. A abertura da atividade foi marcada com a realização, no último sábado, do “Dia D” da Horta. Na ocasião, 10 grupos de alunos do IFMT, Campus Cáceres, ofereceram na escola oficinas e exposições de painéis destacando entre outros elementos a escolha da área para instalação da horta, ferramentas necessárias, preparo do solo, adubação orgânica e química, tipos de recipientes utilizados na produção das mudas, plantio e manejo, agricultura orgânica, substratos, composto orgânico, controle de pragas e doenças com produtos naturais. “Destacamos a dedicação dos nossos alunos em todas as fases desse processo. Tanto na preparação e organização do conteúdo a ser trabalhado nas oficinas, como na apresentação dos trabalhos, no dialogo com a comunidade escolar e na orientação e implantação da horta. Esta foi a primeira experiência didática deles e estamos felizes com os resultados”, comemora o professor Juberto. Em uma das oficinas a aluna Erica Fátima do Curso de Agricultura demonstrou um processo biológico de transformação de resíduos orgânicos em composto orgânico que deve ser utilizado como adubo para melhorar as características físicas, químicas e biológicas do solo. Ela destacou o composto orgânico como uma alternativa simples, sem custo e viável ecologicamente que deve ser aplicada na horta. “Este adubo é feito com coisas simples que você tem disponível no quintal, como grama seca, esterco de cabrito e cinza, o esterco pode ser trocado por restos de alimentos. Nada químico. Fácil de fazer e a maneira mais correta para o meio ambiente”, ensina Erica. As estudantes da 8ª série da Escola Cidadã Joedna Matos e Karina Soares garantem que não vão esquecer. “Sempre que eu tiver oportunidade vou passar os conhecimentos que aprendi aqui sobre horta e sobre os cuidados que devemos ter com o nosso o meio ambiente”, afirma Joedna. Karina demonstra também a expectativa da horta como ferramenta pedagógica. “Os professores disseram que vamos desenvolver na horta uma série de conteúdos de Português, Ciências e Matemática. Estou curiosa”, relata. As coordenadoras pedagógicas da escola Cleide Gusmão e Dalva Benevides explicam que o projeto deve envolver todos os alunos, desde o 1º ao 9º ano, e se constituir em um espaço de ensino aprendizagem a ser explorado pelos professores no conteúdo programático de cada disciplina. Outro objetivo é desenvolver um trabalho de sensibilização e educação ambiental com a participação de toda comunidade escolar.
 
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