Notícias / Politica

16/06/2025 - 20:12

Vereador denuncia descaso e cobra CPI para investigar obras paradas que desperdiçam o dinheiro do povo

Pastorello critica colegas que barram comissão e revela resposta absurda da Prefeitura sobre obras atrasadas

Por Folha 5

Reprodução

 (Crédito: Reprodução)
O dinheiro que o povo de Cáceres paga em impostos e taxas precisa ser bem usado e, principalmente, fiscalizado. Foi isso que o vereador Cézare Pastorello (PT) deixou claro durante a sessão desta semana na Câmara Municipal, no meio do debate sobre a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar as obras públicas da cidade — muitas delas atrasadas, paradas ou sem transparência.

Pastorello se mostrou surpreso com a resistência de alguns vereadores, alguns com anos de mandato, que se posicionam contra a CPI alegando que os casos suspeitos devem ser analisados pela Comissão de Fiscalização e Controle. “O nome é bonito, Comissão de Fiscalização e Controle, mas lê o que está no regimento. É fiscalização e controle orçamentário. Fiscalização de obra, de serviço, de consulta, de prestação de serviço, de servidor, é inerente a cada um dos 15 vereadores, não precisa passar por comissão. O que a comissão deveria exigir mensalmente, como está no regimento, é o relatório de execução orçamentária e aí sim fazer a fiscalização que está na sua responsabilidade”, afirmou o vereador.

Sobre a CPI das Obras, Pastorello reforçou a importância dessa ferramenta para responsabilizar quem deve. “CPI se instaura, após o esgotamento de outras formas de investigação, inclusive requerimentos de informações, que muitas vezes não são respondidos pela Prefeitura”.

O vereador citou um caso recente, quando pediu uma cópia do processo de aditivo de uma obra parada na Praça da Feira. “E a resposta da secretária foi: aditivamos porque quisemos. Ponto. Se isso não cabe CPI, cabe o que? Se esse tipo de resposta a um requerimento de um vereador não é no mínimo ofensiva, é colocar uma plateia aqui e fazer os vereadores de palhaços”, lamentou Pastorello. “Então, não fazer a CPI é uma omissão desta Casa”.

Comentários

inserir comentário
9 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Cacerense, em 19.06.2025 às 09:54

    Gestão vergonhosa...

  • por Lucas , em 19.06.2025 às 08:22

    Sou extremamente contra vereadores usarem o poder publico ( secretaria ) para beneficiar famílias e aumentar seus salários de forma indireta... nunca foi e espero nunca ser contra o salário de vereador. Não é o valor pago que define se vale ou não vale a pena mais o serviço de qualidade ou má qualidade que os mesmos sempre oferece aos cidadãos. O que se vê ultimamente na gestão atual é um escárnio institucional do uso da máquina pública em favor de certas muito conhecidas pelas malandragens de sempre.

  • por Servidor INDIGNADO , em 18.06.2025 às 18:43

    Isso não é nada Cesare, a assistência social tá na mão do JORGE e do NILSON “da igreja” Magalhães fazendo das suas por lá… um cara que parece que não trabalha, vive sempre aos cantos com conversinhas paralelas e de no mínimo duvidosas, pensa num homem atoa ! Seria bom investigar oque ele, que NÃO TEM MANDATO, faz tanto por lá ! É por essas e outras que a prefeita Eliene está MAL ASSESSORADA E muito MAL ACOMPANHADA ! A secretaria de assistência do Jorge é uma MULA, ignorante, trata todo mundo com má educação e desrespeito, sinto muito, mas tá precisando de uma CPI para retirar muita maçã podre dali, sinto saudade do FRANCIS !

  • por Leidismar Furtado , em 18.06.2025 às 11:09

    Tenho muitas críticas ao Vereador Pastorello, mas nessa ele acertou em cheio. Parabéns Vereador.

  • por Priscila Martins, em 17.06.2025 às 16:42

    Não abriram CPI pra fiscalizar o assalto que fizeram com os aposentados no INSS, 60 bilhões nem é muito dinheiro, por que que aqui em Cáceres tem esse que prega a fiscalização enquanto o partido faz pedido ao STF p/ não fiscalizar. Só não ver quem não quer. Tá ai a (fonte) https://noticias.stf.jus.br/postsnoticias/governo-federal-aciona-stf-contra-decisoes-que-responsabilizam-estado-por-descontos-indevidos-nas-aposentadorias/

  • por Juca , em 17.06.2025 às 11:30

    CPI não será aprovada pois o próprio vereador que é servidor já tá com a ação social nas mãos e pior ainda tem vereador indicando cachorro pra comer picanha pode com uma coisa dessas,chamar do concurso nem pensar, pois as vagas já estão com dono certo, o negócio é acionar o MP e pronto, tem que ter vergonha na cara e fazer um limpa na câmara isso sim

  • por Sentindo vergonha alheia., em 17.06.2025 às 11:17

    Acredito que tudo é apenas balão de ensaio. Logo a maioria absoluta com raríssimas exceções estarão manando em cargos públicos com novas indicações igual os nove vereadores que a prefeita tem na colera e se lixando com o povo .

  • por Funcionário Público / Sentido vergonha alheia ., em 17.06.2025 às 07:56

    Bem feito pra gestora atual. Nó quis ficar vermelho e não deu cargos pros cumpanheiros lulistas. Taí o resultado. Se fosse filiado ao PT tinha um aliado ( oportnista ) de última hora.

  • por Juca Pantaneiro , em 17.06.2025 às 07:18

    Pimenta no .., dos outros é refresco né cumpanheiro. Nem um pio sobre a CPI da roubalheira dos velhinhos pelos sindicalistas irmão do lules.

 
Sitevip Internet