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24/04/2009 - 00:00

Concessionárias de água têm perdas anuais de R$ 4,4 bilhões no Brasil

Por Jornal Oeste

Agência Brasil As empresas concessionárias do serviço de fornecimento de água no país têm perda anual aproximada de R$ 4,4 bilhões, com os vazamentos na rede e o consumo que não é contabilizado, as chamadas ligações diretas. Foi o que constatou o Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgoto, referente a ano de 2007, levantamento coordenado pelo Ministério das Cidades. A publicação está em sua 13ª edição e integra o banco de dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). As informações são repassadas pelas concessionárias. Detectar o problema e consertar os pontos em que há vazamentos ou mesmo identificar usuários que não estão no sistema é uma operação complexa, segundo o coordenador do Programa de Modernização de Saneamento do Ministério, Hernani Ciríaco. De acordo com ele, 39% da água manipulada pelas empresas é desperdiçada, mas espera-se que esse índice diminua nos próximos anos. Ciríaco observou também que índices altos de desperdício não ocorrem só no Brasil, mas até mesmo em países desenvolvidos. A questão envolve a necessidade de melhora no gerenciamento das empresas e nos métodos utilizados na área operacional. Essas deficiências, de acordo com Ciríaco, são reconhecidas pelas concessionárias. As empresas alegam que a redução esperada do desperdício deve vir das obras que estão em andamento na área do saneamento, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As concessionárias atendem a 4.556 municípios no fornecimento de água e a 1.355 municípios na prestação de serviços de esgoto, de acordo com o diagnóstico do setor. Na área urbana, são atendidas 149,7 milhões de pessoas no fornecimento de água e 117 milhões de pessoas na prestação de serviços de esgoto. De acordo com o levantamento do Ministério das Cidades, esses números correspondem, respectivamente, a 97,9% e a 76,5% da população urbana do país. Ciríaco afirmou que o banco de dados do SNIS está em fase de aperfeiçoamento para permitir o planejamento mais adequado de políticas públicas e melhorias no setor.
 
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