Notícias / Economia

14/02/2025 - 09:28

Casa da Indústria de Cáceres defende implantação de free shop e regulamentação de cidade-gêmea com San Matías

Por Eduardo Cardoso

Eduardo Cardoso

 (Crédito: Eduardo Cardoso)
A Casa da Indústria de Cáceres, representada pelo vice-presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Heloizo Motta, e o diretor da federação, José Providência Rocha, reforçou a importância da regulamentação da Portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) que reconheceu o município mato-grossense como cidade-gêmea de San Matías, na Bolívia.

A iniciativa conta com o apoio do governador Mauro Mendes e de diversas entidades locais, e o funcionamento do free shop deve ocorrer logo após a assinatura do decreto, prevista para março. O empreendimento oferecerá produtos importados com isenção de impostos, atraindo consumidores de um raio de até 400 km.

"Esse será um marco para nossa economia, já que Cáceres é um grande corredor. Esse raio de 400 km chega quase até Rondonópolis, além da Bolívia e o estado de Rondônia", destacou Heloizo Motta durante entrevista à Rádio Jornal de Cáceres.

A Fiemt e as demais entidades parceiras destacam que a instalação do free shop trará diversos benefícios econômicos e sociais. A expectativa é de geração de empregos, aumento de renda e atração de turistas e consumidores da região e da Bolívia. Além disso, os produtos oferecidos não competirão diretamente com o mercado interno, pois se tratará de itens importados pouco comuns no comércio local.

O reconhecimento como cidade-gêmea também facilitará o comércio transfronteiriço, fortalecendo a cooperação econômica e social entre os municípios e reduzindo a burocracia para investimentos e acesso a financiamentos. "Os 22 municípios da região serão beneficiados com esse movimento econômico", ressaltou José Providência.

Apoio institucional

Além do apoio da Fiemt, a articulação da Casa da Indústria de Cáceres conta com o suporte da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio MT), Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial de Cáceres (ACEC), Prefeitura e Câmara Municipal de Cáceres.

Nesta semana, representantes da Fiemt se reuniram com o governador Mauro Mendes para discutir os próximos passos para usufruir dos benefícios do status de cidade-gêmea. Participaram do encontro o presidente Silvio Rangel, os vice-presidentes Heloizo Motta e Jandir Milan, e os diretores regionais José Providência, Massao Koga, Alfo Caixeta, David Carvalho, Wellington Nunes, Celso Silva, Marco Aurélio e James Parreira.

Casa da Indústria
Heloizo Motta e José Providência em entrevista na Rádio
Jornal de Cáceres


O Brasil atualmente possui 33 cidades reconhecidas como cidades-gêmeas, com maior concentração no Rio Grande do Sul. Cáceres foi a mais recente a ser incluída na lista.
Ouça a entrevista

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Marco Hurtado, em 14.02.2025 às 11:21

    Para que gastar esforço com uma coisa que a muito são cidade Gêmeas: vamos aos significados da palavra gêmeas! Que nasceu no mesmo parto e nesse caso por falta de bom senso certamente querem dizer que tem as mesmas particularidades / características. É verdade! Tem os mesmos atrasos sociais, as mesmas casas caindo aos pedaços no centro histórico e em SAN Matias, o mesmo índice de desemprego, as mesmas falência dos serviços públicos, as mesmas ruas esburacadas , tem muitos esquerdistas que vivem e vivem bem as custas da miséria alheia nas duas localidade e tem uns políticos igualmente nocivos, avesso ao trabalho e amante dos cargos públicos. Algumas coisas não batem nesses termos que querem impor aos incautos. Porque ambos ja são irma-sianeza em tudo .

 
Sitevip Internet