Notícias / Cultura

18/04/2024 - 11:10

Cáceres sedia mostra de cultura material e simbólica de povos indígenas do Pantanal

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A Mostra de Cultura Material e Simbólica de Povos  Indígenas do Pantanal, é uma iniciativa do Museu Histórico Municipal, Professora Emilia Darci de Souza Cuyabano, com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso e a Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer (SECEL) e consiste numa Mostra de artesanatos, artefatos, pinturas em tela, instrumentos musicais e Roda de Conversa com Professores e representantes Indígenas de três povos, sendo: o Povo Balatiponé, ou Umutina, do Município de Barra do Bugres, o Povo Chichitano do Município de Porto Espiridião e representante do Povo Guató, do Município de Poconé.
 
Os objetivos desse projeto é dar voz para quem está invisivilizado frente aos desafios que os Povos Originários enfrentam para sobreviver nos dias atuais, além de divulgar, valorizar, conhecer as práticas socioculturais e         diversidades dos povos Indígenas do Pantanal, bem como, oportunizar o debate sobre as suas condições sociais e territoriais,   num mundo marcado pelo preconceito racial, violência, mudanças climáticas e outros desafios que exigem adaptações e integração com a sociedade como um todo.
 
Por acreditarmos que todas as mudanças necessárias para sobreviver nesse mundo só pode ser possível através dos caminhos da Educação, do respeito pela natureza e a  cultura de paz, foi realizado uma parceria entre o Projeto da Mostra e a Universidade do Estado de Mato Grosso, através do Evento 1ª Conferência Livre de Ciência e Tecnologia de Povos Tradicionais, Quilombolas e Indígenas do Estado de Mato Grosso, à qual foi debatido por dois dias seguidos uma intensa reflexão com a intenção de promover o debate acerca da diversidade dos Povos Tradicionais, Quilombolas e Indígenas do Estado de Mato Grosso, incentivando a apresentação de pesquisas e trabalhos de 230 bolsistas de Iniciação Científica Júnior do CNPq e professores colabores de escolas públicas do Estado de Mato Grosso.
 
De acordo com a Proponente do Projeto, Professora Sônia Maria, o ponto central do Evento foi  a RODA DE CONVERSA com Professores e representantes Indígenas do povo Balatiponé, ou Umutina, Povo Chichitano e do Povo Guató. O efeito positivo das palestras e debates, representada por professores, liderannças e representantes diretos desses Povos Originários ecoará pelo futuro, colaborando com a democratização e a inclusão da diversidade cultural brasileira e a diversidade cultural de cada Estado e região.
 
A Mostra de artesanato, artefatos e pinturas em tela segue durante todo o mês de abril no Museu Municipal, recebendo estudantes de todas as escolas e visitantes durante todos os dias, nos períodos matutino e vespertino.
 
Agradecemos a Prefeitura Municipal de Cáceres, a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, a Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, o Governo do Estado de Mato Grosso e a Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer de Mato Grosso.
 
Equipe:
Sônia Maria de Campos
Hélio Inácio Santana
Waldinéia Antunes de Alcântara Ferreira
Luzeni de Oliveira Pinheiro
Vanessa Ellen Campos Tumiri Busolli

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet