Notícias / Polícia

15/04/2024 - 09:07 | Atualizado em 15/04/2024 - 09:19

PM de Cáceres adota sistema pantaneiro para encurralar condutores de veículos em blitz

Por João Arruda/Jornal Cacerense

Jornal Cacerense

 (Crédito: Jornal Cacerense)
Entre à noite do último sabado (13.04) até o início da madrugada de ontem domingo, dezenas de veículos foram conduzidos  de maneira compulsória para dentro da Avenida 7 de Setembro,  setor urbano central de Cáceres- 210 quilômetros Oeste de Cuiabá -, os condutores se revoltaram contra a ação da Polícia Militar,  gravando vídeos que divulgados nas redes sociais. 

Os motoristas alegam que maioria foi obrigada à entrar no corredor por policiais militares que armados guarneciam as Ruas transversais à 7 de Setembro,  numa extensão de aproximadamente três quilômetros até o funil,  local aonde situava a tropa responsável pela averiguação dos veículos. 

Para muitos ação de obrigar os condutores à alterar a rota,  é abusiva. Além disso,  muitos alegaram à demora demasiada para que todos fossem vistoriados. 

As blitize da chamada Lei Seca, foi criada pelo governador do Mato Grosso,  Mauro Mendes, é realizada em geral aos finais de semana, em praticante todos municípios de Mato Grosso. 

A coordenação fica a cargo do Detran,  que requisita à Polícia Militar,  o principal braço operacional da Segurança Publica. Ainda compõe essa força tarefa como convidados a Guarda Municipal,  Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Técnica de Cáceres. 

Para cada servidor da PM ou do Detran,  o governo turbina as contas bancárias com R$ 555,00.
Conforme documentos remetidos à reportagem há casos de um único policial militar ter obtido ganho de até R$ 20 mil,  somente com esse abono durante um semestre. Cabe destacar que operações são realizadas em três ou quatro em cada semana. 

Criticada à prefeita Eliene Dias (PSB), esclareceu que não  têm nenhuma ingerência com relação às blitize,  apontando se tratar de uma Lei estadual,  na qual compete ao Detran e demais órgãos estaduais à execução da mesma. 

CALEFÃO

Um termo bastante usado para comparar o método adotado pela PM em Cáceres,  no leva de maneira forçada os condutores de veículos até o ponto de averiguação dos carros e motos,  foi apelidada de calefão. 

No passado o gado bravio era caçado por comitivas que bagualhavam os rebanhos selvagens,  daí decorre o termo baguá. Ariscos o gado era atraído para um curral improvisado  com a entrada em formato de triangulo com entrada formada por 08 varas pontiagudas nas extremidades,  ao adentrar o animal conseguia retornar,  pois as pontas lhes batiam à altura da chamada Sangradeira. 

Há dentre os condutores que aprovam as ações de vistorias nos veículos.  Contudo , eles ponderam que a abrangência é que estaria exagerada ao forçar de maneira colectivamente a  peso de vara os motoristas à mudarem às direções. 

A reportagem manteve contato com o coronel Alexandre Corrêa Mendes  atual comandante Geral da PolíciaMilitar de Mato Grosso,  que informou que tomará providências 

Comentários

inserir comentário
20 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Antônio da Silva, em 19.04.2024 às 20:35

    Hoje e amanhã tem mais operação aumenta salário.,, depois não diz que eu não avisei. Reza o ditado pantaneiro: Dinheiro de trouxa é matula de malandro põem malandragem nisso cumpanheiros .

  • por FLAVIO AURELIO DA FONSECA, em 18.04.2024 às 13:55

    Outra coisa essas mêsmas autoridades policiais Mas o exército deviam exterminar facção na cidade é dever obrigatório defender a população de bem e cada um uma se defender também. Porquê é a realidade de caceres.mt Não ta normal a situação da cidade vagabundos no meio de pessoas de bem da sociedade. Outra coisa colocar o efetivo da inteligência na rua também pra trabalhar. Cadê que esses policiais fazem com que a ordem pública na cidade esteja controlada e forma certa .... é difícil mas é a realidade cada um que se defende como pode.

  • por Flávio Aurélio da Fonseca, em 18.04.2024 às 13:46

    Na verdade brits é arrecadação pro estado município. Diária de 500 por brits por agente policial bombeiro prefeitura detran civil prf.quem que não quer ganhar 4 mil a mais no salário . A escala é até dividida Está certo concurso público é outro nível

  • por Mariana, em 16.04.2024 às 10:31

    Nada é mais nocivo do que o uso do cargo publico em benefício próprio em forma de diária. Uns poucos ganham e a sociedade inteira perde.

  • por Luiza Aires, em 16.04.2024 às 09:36

    Sempre que um desavisado escrever que quem não deve não teme fico a imaginar o grau de conhecimento essa pessoa tem . Não consegui ler um único comentário de alguém contra as britz e sim contra a forma, meio , metodologia , maneira de fazer .,, tipo de conduta dos órgãos de segurança envolvidos. Ou seja , não basta as autoridades envolvidas nesse trabalho que não tem nenhuma organização e bom senso ainda aparece gente em rede sociais do mesmo nível.

  • por Francisco do Prado e Silva Junior, em 15.04.2024 às 21:31

    Entendo , que ainda temos que recorrer desse instrumento das blitz, pois não temos educação e consciência de que bebida , não combina com direção , entretanto , no meu ponto de vista , está acontecendo excessos por parte das autoridades constituídas , não dá para colocar na mesma balança, quem bebeu 01/02 latinhas de cerveja, e dessa forma taxa-lo de bêbado, com quem bebeu 06/08/10 latinhas , são situações totalmente divergentes , entendo , que o bão senso deve ser imperativo nas relações humanas , pois todo extremo é perigoso .

  • por Jlcacerense, em 15.04.2024 às 19:04

    Amigos!!!!! Quem não deve não teme, é melhor uma Blitz do que ter alguém da família atropelado por esses bebuns irresponsaveis por aí e que não são poucos.

  • por juca, em 15.04.2024 às 17:38

    Essa forma de agir foi abusiva sim. Quem foi lesado por essa ação procure o MP e denuncie. A blitz deve ser realizada sempre que possível, mas ela tem seus limites. Blitz dessa forma nunca serão realizadas próxima da praça Barão, sabem porque? Lá só tem gente de cacife e mesmo bêbados mandam e desmandam na cidade. É hipocrisia que fala?

  • por VERGONHA DE MORAR EM CACHACERES, em 15.04.2024 às 17:25

    Como varias pessoas comentaram, o problema não é ter blitz, o problema foi a desorganização como essa foi feita, será que o manda chuva da PM ou Detran, ou quem seja for responsável pela organização estava servindo sopa essa hora e nem ficou sabendo dessa?

  • por Lucia dos Santos/ sentindo vergonha alheia., em 15.04.2024 às 16:56

    Pois faça as Britz dia d noite sem parar e cada profissional no seu horário de trabalho sem diária..,. Qual é o objetivo???? Punir quem não cumpre as leis ou simplesmente aumentar a renda com diária acima de 550,00..,, ainda tem uns sem noção batendo palma .

Mais comentários
 
Sitevip Internet