Notícias / Cidade

12/04/2024 - 09:59

Pastorello quer usar IA da Google para organização do trânsito

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Cáceres, MT – Em uma busca incansável por soluções inovadoras para os desafios do trânsito urbano, o vereador Cézare Pastorello (PT) propôs uma medida revolucionária que promete transformar a mobilidade na cidade de Cáceres. Aprovada na Câmara Municipal, a proposição visa a adesão ao Waze for Cities, uma plataforma desenvolvida pela Google, que se destaca como uma ferramenta promissora para cidades mais inteligentes e sustentáveis.

“As tecnologias estão aí para serem usadas. Por que não usarmos em Cáceres? Cidades atualmente, mais de 3 mil cidades no mundo firmaram a parceria com a Google para promover um trânsito mais inteligente. Os números impressionam, chegam a 30% de redução de acidentes. Na cidade de Florianópolis-SC, os cidadãos estão perguntando sobre os semáforos Waze que estão sendo instalados. Blumenau já usa o sistema para redirecionar trânsito quando há ruas alagadas. O que estamos propondo aqui é igualarmos soluções com essas cidades.” explica Pastorello.

Com o trânsito cada vez mais caótico, marcado por congestionamentos e insegurança viária, a gestão tradicional baseada em métodos manuais e soluções pontuais tem se mostrado ineficaz. O vereador Pastorello, atento às necessidades de atualização do Plano de Mobilidade Urbana, identificou no Waze for Cities a oportunidade de otimizar o fluxo de veículos e melhorar significativamente a experiência dos usuários das vias públicas.

Waze for Cities

O Waze for Cities é uma plataforma que utiliza inteligência artificial e dados em tempo real para otimizar o fluxo de veículos, reduzir congestionamentos e melhorar a segurança viária. Através da plataforma, a cidade terá acesso a recursos como:

Planejamento urbano eficiente: O Waze for Cities fornece dados sobre o comportamento dos motoristas, ajudando a cidade a planejar e implementar soluções de infraestrutura mais inteligentes e eficazes.

Rotas otimizadas: O aplicativo Waze utiliza dados em tempo real para calcular as rotas mais rápidas e eficientes para os motoristas, levando em consideração fatores como congestionamentos, obras e condições climáticas.
Monitoramento do tráfego: A plataforma permite que a cidade monitore o tráfego em tempo real, identificando pontos de congestionamento e outros problemas que podem afetar a fluidez do trânsito.

A plataforma utiliza dados em tempo real para fornecer informações precisas sobre as condições do trânsito, permitindo a implementação de soluções como planejamento urbano eficiente, rotas otimizadas, alertas em tempo real e monitoramento do tráfego. Essas funcionalidades não apenas reduzem o tempo de viagem, mas também promovem a segurança viária e a sustentabilidade ambiental.

A iniciativa de Pastorello coloca Cáceres na vanguarda da gestão de trânsito, com benefícios que incluem a redução da poluição ambiental e a promoção da sustentabilidade. A adesão ao Waze for Cities representa um investimento estratégico que reflete o compromisso do vereador com a qualidade de vida e o bem-estar dos cidadãos.

Com essa medida, Pastorello não apenas responde às demandas atuais, mas também antecipa as necessidades futuras de Cáceres, demonstrando uma visão progressista e um compromisso com a inovação. A cidade de Cáceres dará um passo significativo rumo a um futuro onde o trânsito é sinônimo de eficiência e inteligência.

A propositura aprovada pode ser lida aqui:
https://sapl.caceres.mt.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2024/8099/i_-_2024_71_-_eliene_-_waze_for_cities.pdf

Comentários

inserir comentário
9 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Marquinho, em 15.04.2024 às 13:39

    Tem uns que adora passar vergonha em redes sociais somente para se firmar com fiel cão de guarda dos esquerdistas caviar.

  • por Deisi, em 15.04.2024 às 10:56

    Ótima idéia, parabéns pela iniciativa. Um passo significativo

  • por Márcia/ex.eleitora, em 15.04.2024 às 06:45

    Sinceramente! Esse vereador foi a maior decepção ... Nunca se preocupou com nada e vive de mimi e publicidade tipicamente dos petralhas bem antes de assumir o seu lado vermelho. Esse nunca enganou ninguém..,, Esse é o tipo de político que vive e vive bem em cima da miséria humana dos cadáver tipo Mariale e CIA dó PSOL.

  • por Joana de Ávila Munhoz, em 13.04.2024 às 19:02

    Espelho meu, espelho meu. Tem alguém que gosta de aparecer mais que eu ... tinha cumpanheiro , outra de vermelho que você passou a rasteira nela. Mas isso na da voto mas tira o pouco que teve nas eleições passadas.

  • por José Bezerra Curisco, em 12.04.2024 às 22:53

    Alguns anos atrás trabalhava ata na Sanemat como Fiscal de Consumo. Sempre que encontrava um relógio com defeito, providenciava um conserto.Hoje, completa 5 dias que en frente minha residência a luz queimou não tem ninguém a quem recorrer. Providencie isso, meu Vereador.

  • por Juca, em 12.04.2024 às 13:48

    Esse senhor gosta de se aparecer. Mas ao invés disso, porque não melhorar as ruas, asfaltar as demais, melhorar o fluxo, investir em conscientização da população. São coisas básicas que mais de 100.000 cidades no mundo adotaram e que ajudou muito. Coloca IA para prever desvios, auxiliar na proposição de leis melhores, reduzir custos da máquina pública. Isso sim seria um excelente ação e não isso que está proposto.

  • por O CACERENSE, em 12.04.2024 às 11:16

    SABE QUANTO VAI ACONTECER NUNCA SE LIGA

  • por imazap, em 12.04.2024 às 11:03

    Que tal acabar com as valetas das ruas primeiro? Já ajudava demais!

  • por Indignado, em 12.04.2024 às 10:22

    Enquanto isso... aquele fuzue no semaforo da praça da feira continua um inferno no sentido cohab velha, facil de resolver, mas, falta uma iniciativa inteligente pir parte dos responsáveis pelo transito fundeados na prefeitura, até eu resolvo, mas... !!!

 
Sitevip Internet