Notícias / Politica

07/04/2024 - 12:42

Obras do Hospital Regional de Pontes e Lacerda começam somente em 2025, afirma governador

Por Rodrigo Costa / Max Aguiar

Rogério Floretino/Olhar Direto

 (Crédito: Rogério Floretino/Olhar Direto)
Após o secretário de Estado de Saúde (SES), Gilberto Figueiredo, ir até Pontes e Lacerda na última semana para realizar análise de locais disponibilizados pela prefeitura do município para a construção de um Hospital Regional, o governador Mauro Mendes (UNIÃO) afirmou nesta quarta-feira (3) que as obras não terão início neste ano. “Não tem condição, já deixei isso claro”, disse.

O governador afirmou que, nesse primeiro momento, será analisado o terreno, feita a definição do tipo de projeto, e a preparação da licitação que, segundo ele, provavelmente sairá no início do ano de 2025. A secretária adjunta de Infraestrutura e Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado, Mayara Galvão, disse que é preciso uma área mínima para construção de 18 mil metros quadrados.

“O que nós combinamos lá com o deputado Moretto, com o prefeito Alcino [Pontes e Lacerda], com os prefeitos da região e lideranças é que é um hospital muito necessário. Hoje, as pessoas estão se deslocando 300, 400 quilômetros para chegar a um hospital. É uma região que tem em torno de 200 mil habitantes”, disse nesta quarta. 

O hospital, no entanto, será de menor porte se comparado a outros seis que são levantados em outras regiões do Estado. “Nós vamos construir um regional, digamos assim, que pode ser ampliado no futuro. [Será] menor porte que os atuais, porque estão em regiões mais densas”.  

De acordo com Figueiredo, a estrutura contará com 100 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria e um centro de nefrologia. O projeto foi autorizado pelo próprio governador Mauro Mendes e deve contar com emenda de R$ 18 milhões do deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos).
 
Atualmente, o Hospital Regional mais próximo da cidade está situado em Cáceres, a 200 km de distância. 

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet