Notícias / Cidade

07/04/2024 - 10:21 | Atualizado em 07/04/2024 - 10:31

Em Cáceres, matriarca de família de aviadores completa 100 anos

Por João Arruda/Jornal Cacerense

Divulgação

 (Crédito: Divulgação)
A aposentada Gracinda de Mello Dantas, completa hoje (06.03) 100 anos de vida. Ela reside em Cáceres- à 210quilômetros de Cuiabá -, é considerada à pioneira na aviação na região Oeste de Mato Grosso. 

Gracinda,  nasceu em Colinas ,  no estado do Maranhão, chegando em Mato Grosso,  ainda criança acompanhando a sua família. 

Em Cáceres, casou-se em agosto de 1944, com o piloto Nelson Martins Dantas. O enlace se deu na Fazenda Ressaca, onde o noivo nasceu e seus familiares trabalhavam,  a época funcionava a mais importante Usina de Fabricação de Aguardentes e Açúcar.

Na década de 1950, o casal deixa a fazenda, para em seguida abrir uma empresa de aviação civil, que se chamava  " Catal Táxi Aereo de início adquiriram uma pequena aeronave que atendia transportando passageiros e suprimentos às propriedades rurais,  notadamente localizadas no Pantanal , onde era inacessível por vias terrestres na temporadas de chuvas. 

O empreendimento cresceu rapidamente com aquisições de novas aeronaves para atender a crescente procura. Afinal,  Cáceres, experimentava um novo ciclo de desenvolvimento com a ocupação da Fazenda Nacional Caiçara,  onde lotes terras foram distribuídas à agricultores de outros estados,  principalmente de Minas Gerais; Espírito Santo e do interior paulista,  centenas de milhares de famílias,  chegavam diariamente a Cáceres,  a maioria,  nos chamados " Pau de Araras ", por via rodoviária.

A população local registra um salto recorde naquele período. E,  se vinham os trabalhadores por meios de transportes sofríveis , o mesmo não se podia dizer dos abastados pecuaristas, estes utilizavam às vias áreas, por consequência transformando o investimento do casal num verdadeiro "boom " na exploração do filão aéreo na extensa fronteira do Mato Grosso.

Mas nem só de pão vive o homem, reza o Livro Sagrado. 

Às horas de folga o casal,  a está altura na década de 1960 , tinha como lazer o esqui aquático na Baía de Cáceres,  que margeia o Centro Histórico da cidade. Até esqui com paráquedas,  o casal juntamente com seus filhos Regina; Kátia Virgínia e Nelson Filho, faziam apresentações aos domingos, arrastando uma multidão à margem do Cais do Porto para assistir e ovacioná -los.

Dona Gracinda como é tratada carinhosamente na Princesinha do Paraguai,  ficou viúva e seu primogênito Nelson faleceu há tempos.

Kátia Dantas uma das  filhas reside no exterior com o esposo Gilson Kury,  veio nesta semana para prestigiar o centenário de sua mãe. 

Amigos e parentes estão desde ontem festejando à data na Quinta de propriedade da família,  situada à margem da Baía do Iate,  setor das Mansões em Cáceres. 

Em 1997, o brioso Aeroporto Municipal Manoel Felipe Cuiabano,  é desativado!.

E o prefeito da época Aloísio Coelho de Barros, escolhe uma nova área à nordeste do setor urbano, que leva o nome Aeroporto Internacional  Nelson Martins Dantas, com pista de 1.850 metros de extensão por 30 de largura,  atualmente em reforma,  é capaz de receber grandes, médias e pequenas aeronaves.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet