Notícias / Politica

07/04/2024 - 10:00

'Janela partidária' – Sete vereadores de Cáceres, entre eles o presidente da Câmara, mudam de partido visando eleições municipais

Por Sinézio Alcântara/Expressão Notícias

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O União Brasil (UB) do governador Mauro Mendes, sai fortalecido, em Cáceres, após o fechamento da “janela partidária”.

Vários vereadores, considerados “de peso”, como o presidente da Câmara, Luiz Landim e o veterano Rubens Macedo, migraram do PV e PSB, respectivamente, e se filiaram ao UB, para turbinar a candidatura a reeleição da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB).

A janela partidária – período de um mês em que vereadores podem trocar de partido para concorrer às eleições municipais de outubro, encerrou nesta sexta-feira (5), às 23h59. O prazo foi aberto em 7 de março para permitir o troca-troca partidário dentro das regras eleitorais. Ou seja, os parlamentares que trocam de legenda nesse período não perdem o mandato.

A mudança de partido teve influencia direta tanto do governador Mauro Mendes, quanto da prefeita Eliene Liberato. Parte da articulação foi concluída, na tarde/noite de sexta-feira, na residência da prefeita.

Além de Landim e Macedo, aproveitaram da “janela” para mudar de partido, os vereadores Flávio Negação, que deixou o UB para se filiar ao MDB; Franco Valério que migrou do Pros para o PSB e Pastor Júnior que deixou o Cidadania e se filiou ao PL.

Antes do fechamento da “janela partidária” os vereadores Leandro dos Santos e Marcos Ribeiro, já haviam mudado de sigla. Leandro deixou o União Brasil e Marcos Ribeiro o PSDB para se filiarem ao PSD. O professor e vereador Leandro dos Santos deixou o UB para ser o pré-candidato a prefeito de Cáceres, pelo PSD.

A mudança reforça ainda mais a base de apoio da prefeita na Câmara municipal, que já conta com os vereadores, Manga Rosa, Domingos dos Santos, Valdeníria Dutra Ferreira, todos PSB e Elias Bezerra (Republicano). A alteração também reaproxima o vereador Luiz Landim da prefeita. Recentemente ele havia se rompido da administração e garantido “aos quatro ventos” que não mais a apoiaria.

Dos 15 vereadores que compõem a Câmara de Cáceres, pelo menos, 7 mudaram de partido. Quem não é vereador e pretende disputar as eleições deste ano, seja para vereador ou para prefeito, tem até este sábado (6) para se filiar a algum partido.
 

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet