Notícias / Cidade

06/04/2024 - 05:52

OAB Cáceres traz pós-graduação em Direito do Agronegócio

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
       A noite de quinta-feira (04/03) foi marcada por um momento histórico e memorável para a advocacia e população cacerense, foi o dia da aula inaugural da Pós-Graduação em Direito do Agronegócio, primeiro programa de Pós-Graduação em parceria da OAB/MT, ESA-MT e a UFMT a ser realizado na cidade de Cáceres.

O evento contou com a presença de ilustres profissionais do Direito e autoridades apoiadoras do projeto. A Pós-Graduação foi bem recebida pela comunidade acadêmica e população regional.

Geovani Santin, presidente da ESA-MT, lembrou que hoje no Estado há apenas cinco cursos de Pós-Graduação em Agro, realizado em parceria com a UFMT, sendo uma em Cuiabá, duas em Rondonópolis, uma em Sinop e agora uma em Cáceres. "Resultado de muito esforço, da OAB-MT, da ESA-MT, da UFMT, da Subseção de Cáceres, que sonhou este sonho agora concretizado".

O diretor da Faculdade de Direito da UFMT, Carlos Eduardo Silva e Souza, cumprimentou todos os novos alunos e alunas e todos os presentes na aula inaugural. Em nome da presidente Gisela, reforçou e exaltou o compromisso da OAB-MT com a qualificação da advocacia, assim como a insistência da presidente da 3ª Subseção, Cibeli Simões, em garantir, com muita garra, perseverança e seriedade, que a pós fosse realizada em Cáceres. 

A cidade agora integra um importante núcleo e polo acadêmico com programa de Pós-Graduação voltado para a realidade e economia do Estado de Mato Grosso, onde o agronegócio representa 24,1% do PIB.

A Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Mato Grosso, Gisela Cardoso, marcou presença no evento, manifestando entusiasmo e alegria com o início da pós graduação, destacando que "Mato Grosso é o foco do Agro no Brasil e no mundo e neste universo há uma diversidade de conflitos. Sendo assim, a advocacia mato-grossense precisa estar preparada para atender toda a demanda jurídica que advém do Agro. Dentro deste contexto, tem direito trabalhista, tem questões ambientais, questões agrárias, recuperação de crédito do agricultor e amplas oportunidades de atuação nas mais diversas áreas da advocacia. E é isso que vamos repassar a vocês neste curso de pós-graduação, para que não se precise buscar o advogado, a advogada especializada fora, e sim a própria advocacia mato-grossense atenda todas essas demandas".

Gisela Cardoso expressou seus agradecimentos a Presidente da 3º Subseção da OAB, Cibeli Simões, pela luta incansável para que o sonho da Pós-Graduação pudesse ser realizado, agradecendo pela parceria e pelo excelente trabalho que vem realizando na subseção, ressaltando que o comprometimento, a proatividade e a participação ativa e efetiva tornam possível a realização desse projeto.

Cibeli Simões agradeceu a parceria e o empenho da Presidente Gisela Cardoso para que esse projeto fosse concretizado, externando alegria e satisfação. "A advocacia pode alcançar outros degraus, para além daquilo que podemos imaginar, com o ensino de qualidade. Eu acredito no ensino, sou advogada, sou professora. Estou muito feliz em realizar esta pós, para mim é um sonho de fato, tenho certeza de que vocês, alunos e alunas, vão sair do curso muito melhores do que entraram. Muito obrigada por sonharem este sonho comigo, por isso agradeço aos parceiros dessa jornada e deixo aqui meu registro de agradecimento a UNEMAT, na pessoa da Professora Rinalda Bezerra que possibilitou a realização da pós cedendo sala de aula do campus", disse Cibeli Simões.

Em suas redes sociais, Cibeli Simões compartilhou com imensa alegria o início das aulas. “Fico imensamente feliz, pois, enquanto professora que ajudei ao longo da minha trajetória formas quadros para a ordem, não poderia passar por esta gestão à frente da subseção de Cáceres, sem trazer uma pós graduação de tal alto nível para nossos advogados e advogadas”.

A aula inaugural foi finalizada com a brilhante palestra da Advogada e Mestre em Economia, Adriane Nascimento, que falou sobre o “Crescimento Econômico e Exportação no Estado de Mato Grosso. Uma Análise de Causalidade Temporal de 1990 a 2021”, estudo científico vencedor do Prêmio Brasil de Economia, ano 2023. A palestra traçou o modelo econômico do Estado, voltado para o agronegócio, despertando ainda mais nos acadêmicos e público em geral o interesse e expectativa na Pós-Graduação.

Importante pontuar que o corpo docente da pós conta com profissionais renomados e com altas titulações e graduações, garantindo excelência das aulas e alto nível de conhecimento e profissionalismo, onde os acadêmicos contarão com todo suporte docente, experiência e profissionalismo no mercado de trabalho.

Hoje o agronegócio move a econômica de Mato Grosso, e justamente por isso, o Estado é visionado por profissionais do país inteiro, que desejam atender a demanda do agro. Pensando nisso, porque não qualificar profissionais do próprio Estado para atender essa alta demanda, o que impulsiona também o desenvolvimento local.

O programa visa alcançar toda a região de Cáceres, democratizando e interiorizando conhecimento, cujo foco é especializar e profissionalizar operadores do direito e outros para uma realidade econômica do Estado de Mato Grosso, que revela-se promissora e de extrema relevâncias social.

Pactuando com esse projeto, participaram do evento a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, o presidente da ESA-MT, Geovani Santin, a presidente da 3ª Subseção de Cáceres, Cibeli Simões, o diretor da Faculdade de Direito da UFMT, Carlos Eduardo Silva e Souza, a reitora da Unemat Vera Maquea, neste ato representada pela professora Maria Inês Parolin (diretora de Pós-graduação Lato Sensu da Unemat), a Diretora Política Pedagógica e Financeira Rinalda Bezerra Carlos, e  a presidente da Comissão de Ensino Jurídico da Subseção de Cáceres, Anapaula Vargas, demais autoridades e a advocacia em geral.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por lucas, em 06.04.2024 às 17:00

    Quando você ler a reportagem a OAB conseguiu isenção do IPTU para os prédios dos escritóris, leia-se os pobres e vulneráveis vão pagar ainda mais para que o Estado agrade os kiridinhos advogados

 
Sitevip Internet