Notícias / Cidade

04/04/2024 - 12:35

Professores entram em greve por tempo indeterminado após rejeitar proposta do executivo de Quatro Marcos

Por LCNEWS

LCNEWS

 (Crédito: LCNEWS)
Em assembleia realizada nesta quarta-feira, 04, no auditório da escola municipal Vereador Evilásio Vasconcelos, os professores da rede municipal de ensino de São José dos Quatro Marcos saíram do Estado de Greve e entraram em Greve até que uma solução plausível seja apresentada pelo Poder Executivo e a mesma seja aprovada pela Câmara dos Vereadores.

O presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Ângelo Antônio Peres, usou a fala e disse estar preocupado com o tempo hábil para votação da lei, visto que tem que seguir o regimento interno da Casa de Leis. Mas afirmou apoiar as decisões tomadas pela classe, e que os vereadores estão prontos para analisar e votar o mais rápido possível o projeto de lei, assim que seja acordado entre as partes e protocolado pelo Executivo.


Presidente do Legislativo fala aos integrantes da assembleia dos professores da Educação Municipal

A luta dos professores é para que o município pague o piso do magistério assegurado por lei federal aos integrantes da classe. De acordo com informações, a categoria reivindica a recomposição salarial que está defasada em 21%, a fim de garantir o cumprimento do piso. Para entrar em greve, a categoria rejeitou duas propostas feitas pelo Executivo Municipal, sendo de 3,45% e reapresentada em 8%.

O prefeito municipal Jamis Silva afirmou em reunião com os profissionais e os pais de alunos que o seu desejo é cumprir a lei do piso, mas que o município enfrenta restrições financeiras devido à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que limita o gasto com pessoal a 54% do orçamento.

Ao rejeitar a proposta de 8% a assembleia dos professores, que está sendo conduzida pela equipe da Subsede do Sintep de São José dos Quatro Marcos, optou por entrar em greve por tempo indeterminado e enviar uma contraproposta ao Executivo Municipal. A contraproposta foi protocolada no gabinete do prefeito no final da manhã desta quinta-feira , 4 de abril de 2024.

A proposta da categoria enviada ao Executivo prevê recomposição imediata de 8% retroativos a 1º de abril, e o restante para atingir o piso parcelado e incorporado ao final de cada quadrimestre ainda no ano de 2024.

Solicitaram também um cronograma de reformas das unidades escolares e a destinação de parte dos recursos conquistados pela classe junto aos governos estadual e federal para investimento na própria rede municipal.


Profissionais da Educação debatem proposta enviada pelo Executivo Municipal de São José dos Quatro Marcos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet