Notícias / Cidade

04/04/2024 - 10:20

HÁ 26 anos excessos em treinamento matou dois cadetes da PM em Cáceres

Por João Arruda/Jornal Cacerense

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Era madrugada de outono dia 04 de abril de 1998, o correspondente da Folha do Estado, (já extinto), foi acionado.

A denúncia preliminar informava que um dos 33 cadetes da Academia da Polícia Militar de Mato Grosso,  havia se afogado no turvo Rio Padre Inácio,  área rural de Cáceres  - a 210 quilômetros Oeste de Cuiabá -'. Mas, a tragédia era maior ainda. 

O planejamento do Comando da Academia Costa Verde,  onde formam os oficiais da PM, havia se deslocado desde sua sede em Várzea Grande,  área metropolitana da capital, com objetivo de adestrar à tropa na região Oeste,  apontada tanto como estratégica quanto complexa. A fronteira. 

Sob o comando do coronel Celso Benedito,  os alunos chegaram à cidade na sexta feira  02, daquele fatídico ano de 98.

Um efetivo de futuros oficiais num total de 33, foram recepcionados pelo então comandante regional Zuzi Alves Filho.

Noutro dia, seguiram para aula de reconhecimento da extensa área que faz limite entre o território mato grossense e à República da Bolívia. 

Às instruções foram exaustivas incluindo ações com emprego de gás lacrimogêneo,  bombas de efeito moral. 
AVIÃO CAÍDO 

Nesse " Teatro de Operações " os oficiais instrutores,  internaram todos os 33 alunos no interior da fuselagem de um DC 10, Cargueiro da Força Aérea Boliviana,  abandonado em solo brasileiro,  desde meados da década 1960, quando de pane elétrica, não sendo resgatado. 

Todos os cadetes prensados como sardinhas em latas, as portas e escotilhas foram vedadas com vegetação,  enquanto no lado externo os monitores davam açoites na fuselagem, enfurecendo as vespas vinagres de suas colmeias impregnadas no teto da aeronave. 

Sob dolorosas ferroadas dos marimbondos,  os alunos submetidos a suportar o castigo por mais de 30 minutos,  quando então um à um foram evacuados do cargueiro boliviano. 

A sequência dos treinamentos " extra grade curricular " por obsessão dos oficiais incluiu rastejo dos subordinados em lagoas fetidas, povoadas por jacarés e serpentes,  sob o falso "escopo " de forjar excelentes oficiais. 

Cai a noite,  o insano treinamento cede um breve arrego à combalida tropa. 

Às viaturas de transporte segue até à margem esquerda da Rodovia Federal 174, na localidade batizada de Pedro Neca. Lá reencontram com os oficiais superiores Celso Benedito e Zuzi Alves,  fazem uma breve refeições,  o comando então orienta que regressem à Cáceres,  fechando o ciclo a campo na fronteira. 

Quando os dois comandantes se afastam os monitores compram barras de gelo,  entram no veículo de transporte que traria o efetivo à Cáceres. 

A ordem dada não foi cumprida,  à bordo aqueles que exausto estavam  cochilando,  foram obrigados a segurar no colo barra de gelo. 

Já passam da meia noite daquele domingo dia 04, quando novamente os carros são parados.  Desta feita a margem direita do profundo Córrego Padre Inácio.

Lá os 33 alunos são obrigados nadarem fardados inclusive com coturnos,  de uma margem à outra. 
Até que o aluno oriundo do estado de Pernambuco Evaldo Bezerra de Queiroz,  com voz embargada clama ao seu comandante " tenente,  tenente estou afogando e desaparece nas correntezas do Padre Inácio ". 

Solidário ao campanha outro   aluno franzino " Sérgio Kabayashi " se atira para socorrer o irmão,  mas também é tragado pelas turvas do riacho. 

Então,  iniciam às buscas ao Evaldo Bezerra. Nem à tropa e tampouco os cadetes naquela escuridão sequer percebem que Kobayashi,  seria a segunda vítima. 

Com os primeiros raios solares despontando,  eis que localizam Bezerra, trazendo seu cadáver para o Instituto Médico Legal ( IML).

O sumiço de Kobayashi,  é notado já na certificação de presença,  quando no pátio externo da PM de Cáceres,  é feita a chamada sem resposta,  uma vez que corpo jaziam preso à uma cerca de arame farpado,  enquanto pequenos peixes lhes impunham mordidas à face. 

Resgatado,  já ao amanhecer  é levado sem vida para se postar ao lado do seu amigo  Bezerra  no cálido mármore . 

A esta altura à imprensa local e da Capital, já se fazia presente,  embora alguns oficiais instrutores ensaiavam intimidações,  sem êxito. 

Os alunos em formatura militar,  não continham em lágrimas,  nem mesmos as ferroadas das vespas e marimbondos. Além de à academia   se arrastar em baias podres,  lhes traziam tanto à dor quanto à perda dos dois irmãos de fardas. 

Passados 26 anos,  o estado de Mato Grosso,  a Polícia Militar,  não puniu nenhum dos responsáveis,  ao contrário galgaran seus postos degrau à degrau, como um IPM, estilo " padre de festa junina "  enquanto as vítimas encerraram seus sonhos,  por excessos , abusos,  torturas,  e ao que parece neste estado se consolida como uma referência assombrosa em assassinar seus alunos das escolas de Formação daqueles que desde muito jovem sonham numa carreira, numa das mais antigas respeitadas instituição de segurança pública do país. Com inaceitável frequência os castigos de maneira crônica enoldam à PM MT.

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Andreia, em 05.04.2024 às 08:08

    Lamentável esses "treinamentos" que servem apenas para traumatizar e matar os alunos. Esses dois alunos que morreram no Corpo de Bombeiro do Estado de MT, em Cuiabá, são tratado como fato isolado, a justiça precisa agir e punir os responsáveis.

  • por lucas, em 04.04.2024 às 15:19

    Desde 1998 isso vem acontecendo e os canalhas galgando seus postos, esses covardes não são julgados e expulsos por isso continuam a cometer tais atos, desde esse fatídico fato dois outros bombeiros perderam a sua vida e deixaram os seus sonhos para trás por causa de covardes/canalhas e vermes, inclusive no caso do menino Claro, cujo pai era bombeiro de carreira não aconteceu nada com ela, isso mesmo uma MULHER, agindo com truculência, então são dois bombeiros agora nessa lista, agora perguntamos até quando isso irá acontecer para que esses VAGABUNDO POSSAM SER PUNIDOS E EXPULSOS? SERÁ QUE QUANDO OS SEUS FILHOS ESTÃO NOS TREINAMENTOS ELES TAMBÉM SÃO TRATADOS DESSA FORMA? DÚVIDO ALGUM COVARDE VIR AQUI EXTERNAR A SUA OPINIÃO...

 
Sitevip Internet