Notícias / Cidade

29/03/2024 - 07:16

Salto do Céu será piloto do Programa Nacional Saúde do Adolescente Rural

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Na segunda-feira, 01 de abril, começa a aplicação inédita do Programa Saúde do Adolescente Rural (PSAR) na Escola Estadual Vila Progresso no município de Salto do Céu.  O PSAR é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), por meio do Sindicato Rural do Vale do Rio Branco e da Prefeitura Municipal. 

De acordo com o gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Senar-MT, Gustavo Henrique Mocci, o Programa visa promover a saúde do adolescente que vive nas áreas rurais, através de ações educacionais junto aos jovens de 12 a 17 anos, com abordagens e metodologia apropriada a idade do estudante, além da participação de educadores e famílias.

"A ação contará com o suporte de um guia contendo nove fascículos. O programa será aplicado com as famílias, dialogando sobre a saúde de adolescentes com pais, mães e responsáveis", disse Gustavo. 

Com os estudantes serão abordados os seguintes temas: promovendo a saúde do adolescente rural; adolescência, corpo e sexualidade; gestação não intencional na adolescência; trabalhando com os jovens sobre as doenças sexualmente transmissíveis como, IST/HIV /Aids e hepatites virais; adolescente e internet; saúde mental de adolescentes; bullying, depressão, automotilação e suicídio, álcool e outras drogas e adolescências e violências.

As metodologias compreendem rodas de conversas com todo passo a passo descrito nos fascículos, bem como oficinas e vídeos debatendo o conteúdo do guia. A ação encerra no dia 16 de abril.

Além da Prefeitura de Salto do Céu, aderiram ao programa piloto as Secretarias de Educação do Estado e do município, Secretaria Municipal de Saúde, Diretoria Escolar, Centro de Referência de Assistência Social(CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social(CREAS)  e o Conselho Tutelar.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet