Notícias / Politica

29/03/2024 - 06:57

Pastorello propõe medidas eficazes para redução das filas de consultas e exames

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A Câmara Municipal de Cáceres aprovou na última sexta-feira (25/03) uma proposição do vereador Cézare Pastorello (PT) que visa reduzir a falta de comparecimento nas consultas e exames agendados na rede pública de saúde. O problema, que afeta todo o Brasil, gera impacto negativo na saúde da população, atrasando diagnósticos e tratamentos, além de desperdiçar recursos públicos.

O problema do absenteísmo

O absenteísmo, ou seja, a falta de comparecimento às consultas e exames agendados, é um problema de grande relevância para o município e para o Brasil como um todo. Ele gera impactos negativos como prejuízo à saúde da população, atrasando o diagnóstico e tratamento de doenças, e impactando a qualidade da saúde em geral. Além disso, há uma perda de recursos públicos, pois o absenteísmo gera desperdício de insumos, medicamentos e tempo de profissionais de saúde. A não comparação de pacientes às consultas e exames pode aumentar o tempo de espera para outros pacientes que aguardam atendimento.
Medidas inovadoras para um problema antigo

A proposta apresentada pelo vereador Pastorello inclui várias medidas para reduzir o absenteísmo. Dentre elas, a implementação do "overbooking", ou seja, o agendamento acima do esperado, para compensar as reiteradas faltas aos procedimentos. Esta prática, já utilizada com sucesso no Município de São Paulo, consiste em agendar mais consultas e exames do que a capacidade prevista, de forma a não deixar vagas ociosas devido às faltas.

Além disso, a proposta inclui a confirmação de consultas por telefone e SMS, a implementação de um sistema de agendamento online e a realização de campanhas de conscientização sobre a importância de comparecer às consultas e exames agendados.

A proposta aprovada reúne diversas medidas, incluindo:
• Overbooking estratégico: Como medida inovadora, a proposta sugere o agendamento de um número de pacientes superior à capacidade real do sistema, compensando as faltas frequentes e otimizando o uso dos recursos.
• Confirmação de consultas por telefone e SMS: A Secretaria Municipal de Saúde será responsável por confirmar as consultas por telefone e SMS, ajudando a reduzir o número de faltas.
• Implementação de sistema de agendamento online: A população terá a opção de agendar consultas e exames online, facilitando o acesso e diminuindo o absenteísmo.
• Campanhas de conscientização: A Secretaria Municipal de Saúde promoverá campanhas para conscientizar a população sobre a importância de comparecer às consultas e exames agendados.

Inspiração em São Paulo

A iniciativa de Cáceres se inspira em um modelo bem-sucedido implantado na cidade de São Paulo. O Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo aplicou técnicas de ciências comportamentais para reduzir o absenteísmo, com resultados positivos.

Benefícios para a população

A implementação das medidas propostas em Cáceres trará diversos benefícios para a população, como:
• Redução do tempo de espera: Com a diminuição do absenteísmo, o tempo de espera para consultas e exames será reduzido, otimizando o atendimento.
• Melhor qualidade da saúde: O comparecimento aos exames e consultas garante o diagnóstico precoce e o tratamento adequado de doenças, contribuindo para a saúde da população.
• Uso eficiente dos recursos públicos: A redução do absenteísmo diminui o desperdício de insumos, medicamentos e tempo de profissionais de saúde, otimizando os recursos públicos.

O sucesso das medidas depende da participação da população. É importante que os cidadãos se conscientizem sobre a importância de comparecer aos seus agendamentos na rede pública de saúde.

A propositura pode ser lida aqui:
https://sapl.caceres.mt.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2024/8071/i_-_2024_70_-_eliene_-_absenteismo.pdf

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Joaquina, em 01.04.2024 às 08:03

    Essa ladainha em período eleitoral está tão manjado que nem a turma do lules sem picanha acredita nisso.

 
Sitevip Internet