Notícias / Politica

26/03/2024 - 07:57

STF negou pedido de Pedro Henry, pela extinção da pena que suspendeu seus direitos políticos por 8 anos

Por Folhamax

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, negou o pedido do ex-deputado federal de Mato Grosso, Pedro Henry, pela extinção da pena que suspendeu seus direitos políticos por 8 anos. Henry foi um dos parlamentares condenados no processo do “Mensalão”, no ano de 2012.

Em seu pedido, Pedro Henry alegou que o período da inelegibilidade já havia transcorrido em razão de um indulto natalino recebido no ano de 2016.

O Ministério Público Federal (MPF) emitiu um parecer contrário à anistia e esclareceu que o indulto não atingiu a condenação ao pagamento de 370 dias/multa - uma sanção, calculada em dinheiro, paga em favor do Fundo Penitenciário Nacional.

Em sua análise,o ministro Flávio Dino concordou com o parecer do MPF, ratificando que a suspensão dos direitos políticos por 8 anos começa a contar a partir do cumprimento integral da pena, incluindo o pagamento dos 370 dias/multa.

Pedro Henry foi condenado em 2012 no processo do “Mensalão” - o suposto pagamento a parlamentares do Congresso para dar “sustentação” ao segundo mandato do presidente Luís Inácio "Lula" da Silva (PT), a partir de 2007. 

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Paulo, em 26.03.2024 às 16:53

    O STF liberou o Lula, descondenando ele, tenta mais uma vez que logo sai a extinção da pena, devia ter torcido para cair na mão do M. Fachin.

  • por Bugre, em 26.03.2024 às 16:43

    Kkkkkk Sifú kkkk

 
Sitevip Internet