Notícias / Cidade

09/03/2024 - 08:14

Infestação de lagartas destrói metade de pastagens em Cáceres

Por Adriano Soares, g1 MT e TV Centro América

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Mais de três mil pequenas e médias propriedades rurais de Cáceres, a 250 km de Cuiabá, tiveram 40% delas destruídas por lagartas das espécies colo e cartucho, ambas muito comuns em lavouras de milho, segundo Jackson Ferreira, agrônomo da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).
 
 
“Nós estamos vivendo um período de desequilíbrio ambiental causado principalmente pelo fogo no pantanal", diz o agrônomo.
 
Ele destaca que o momento de desequilíbrio ambiental é motivado principalmente pelo fogo no pantanal e o crescimento do cultivo de milho pelos pecuaristas para uso do cereal na silagem do gado, aumentando a incidência da praga nas plantações.
 
De acordo com o relatório feito pela Empaer, entre agosto e janeiro de 2023, um outro fator que agravou a infestação pode ter sido a diminuição de 45% das chuvas e o aumento das temperaturas no final do ano passado.
 
A destruição das pastagens em grande escala levou o prefeito de São José dos Quatro Marcos, a 343 km da capital, Jamis Silva Bolandin (União Brasil), a emitir dois decretos de situação de emergência, visando conter os impactos sobre a comunidade local.
 
O primeiro decreto foi emitido por causa da infestação e o segundo pelas condições climáticas extremas da região, como estiagem, seca e ondas de calor.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por joao, em 09.03.2024 às 10:32

    Isso afeta demais a nossa região que tem um dos maiores rebanhos bovinos do Pais! Falta de chuva, preço da @ baixa, custo elevado de ração e o preço alto dos produtos para manter uma Propriedade esta afetando muito a economia na região! Vai elevar mais anda esse ano o preço de varios itens que temos em casa ( arroz, feijão, milho, óleo etc...) Tomara que essa ZPE realmente seja inaugurada e funcione no maximo ate 2025 a sim teremos geração de emprego e o dinheiro gira na cidade. Cáceres precisa evoluir.

 
Sitevip Internet