Notícias / Polícia

28/02/2024 - 09:01

PF realiza desocupação de garimpo ilegal em reserva ecológica em Pontes e Lacerda

Por Mídia News

Mídia News

 (Crédito: Mídia News)
A Polícia Federal e a Polícia Civil realizaram nesta quarta-feira (28) a Operação Mina Bananal, com objetivo de desocupar um garimpo ilegal instalado próximo à Reserva Ecológica do Bananal, na zona rural de Pontes e Lacerda (443 km a oeste de Cuiabá). Na ação, os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão e desintrusão de garimpo ilegal.

Ao chegar no local, as equipes policiais se depararam com um sistema de mina aberto com o emprego de bananas de dinamite, aditivadas com nitrato de amônia.

Foram localizadas 279 gramas de ouro na posse de nove garimpeiros, que foram presos em flagrante pelos crimes de extração ilegal de ouro, usurpação de matéria prima da União, posse e emprego de artefato explosivo sem autorização e associação criminosa.

Além da desocupação, foram inutilizados instrumentos e maquinários, tais como nitrato de amônia, as espoletas utilizadas para ignição dos explosivos, dois galões de 50 litros de diesel, dois geradores à combustão, duas britadeiras elétricas e três detectores de metais.

Houve ainda a apreensão de três motocicletas e uma antena starlink, além do ouro encontrado no local.

Os garimpeiros presos em flagrante foram conduzidos para a Delegacia de Cáceres. Investigações terão continuidade para identificar os financiadores da atividade ilegal, visando descapitalizar a organização criminosa.

O possível envolvimento de proprietários rurais da região também será objeto das investigações

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet