Notícias / Direto da Fonte

26/02/2024 - 15:37

Caras de Pau

Por Da Redação

Alguns episódios na semana passada em Cáceres, demonstraram mais uma vez como a política é um território de oportunistas. A maioria dos acontecimentos foram protagonizados por Bolsonaristas. O médico fazendeiro Vicente Palmiro, com um pé do MDB, que faz parte da base do presidente Lula. O ‘cara de pau do ano’, teve a coragem de querer usurpar um feito do governo do PT para tirar proveito político com entregas de títulos para assentados de Cáceres e Pontes e Lacerda. Mas, o pior de todos os episódios, foi ver os ‘financiadores do churrasco em frente ao quartel’ procurarem o ministro da agricultura e pecuária Carlos Fávaro atrás de uma linha de credito para recuperação de pastagens devido à estiagem.  Não é de duvidar se após pedir pinico, os fazendeiros tiverem ido participar do ‘golpinho’ na Avenida Paulista.
 
Ganancia
 
A pulverização de candidaturas a prefeito de Cáceres favorece a reeleição da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB). Depois do médico Sérgio Arruda, que se lançou pré-candidato pelo PP em Cuiabá, foi a vez do Engenheiro Agrônomo James Cabral ser oficializado pelo PT. Todos eles, assim como o ex-prefeito Francis Maris (PSDB), Vicente Palmiro (MDB), Doutor Leonardo (Republicanos) e professor Leandro dos Santos (PSD), terão que fazer campanha contra a gestão. Ou seja, dividirão os votos. Pelo lado da gestão, será a reeleição. Eles vão disputar 60.955 mil votos. Historicamente, em média há 20% de absteção. Na última eleição, com cinco candidatos, foram 44.747 votos válidos. Se a eleição fosse hoje, esse número dividido, daria pouco mais de 6 mil votos para cada candidato.
 
Efeito PV
 
Outra coisa que ficou claro para nós, de Cáceres, é que não perderemos o excelente trabalho do deputado Lúdio Cabral (PT) na ALMT. Se James topou a candidatura aqui, é porque lá o PT já cedeu aos acordos e acertos feitos pela cúpula da sigla para não lançar candidato. Uma chapa Rosa Neide e Juca do Guaraná é igual doce com maionese. Não vira. Lúdio terá mais 2 anos garantidos na Assembleia. Para quem não se lembra, na eleição passada em plena onda bolsonarista, James teve 5.088 para prefeito, praticamente empatado com o candidato da situação Paulo Donizete que ficou em terceiro lugar na disputa. James aceitou concorrer de novo para tentar manter as duas cadeiras do PT na Câmara.
 
Câmara
 
Na última sessão da Câmara de Cáceres, os vereadores reclamaram que a Prefeita Eliene Liberato Dias (PSB) não nomeou seu líder lá dentro. Sem um vereador ou vereadora que seja líder da prefeita, o Executivo pode passar por apertos em algumas votações. Eliene tem três vereadores do seu partido lá, além de outros que dependem umbilicalmente das políticas assistencialistas da prefeitura. Chegou a hora dela escolher e exigir. O vereador Pastor Júnior (Cidadania), na minha avaliação, tem perfil para a função.
 
Pró-Francis
 
O ex-secretário de governo Jorge Augusto, fez uma jogadaça que pode e deve salvar a candidatura do ex-prefeito Francis Maris (PSDB). Ao levar a chapa de vereadores construída por Nilson Magalhães para o PP, ele colocou o grupo no colo de Francis. Se o ‘rei da coxinha’ meter a mão no bolso, leva. Com a chapinha que deve sair do PSDB, ele já vai ter pelo menos cinquenta cabos eleitorais profissionais. Mas vai ter que bancar, só não sei se ele tem dinheiro para isso, kkkkk.
 
Landim
 
O esfacelamento do PV foi outro fato político muito comentado nos bastidores em Cáceres nos últimos dias. Com a saída da ex-secretária de Turismo, Alessandra Castilho, que foi para o PP, juntamente com Pacheco Cabelereiro, o presidente da Câmara, Luiz Landim entrou em pânico e também anunciou sua saída do PV. Disse que está entre o PL e o MDB para onde também querem ir o vereador Flávio Negação(UB) e o ex-vereador Felix Alvares. O problema de Landim é que terá que fazer campanha contra a prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), de quem se diz aliado. Se for sair mesmo, acho que vai para o MDB para onde está indo o colega e amigo Vicente Palmiro.
 
Do jogo

Com a proximidade da eleição municipal intensificaram as facadas nas costas e pé no pescoço da prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB). Muitos aliados, que inclusive fizeram parte da gestão e perderam cargos e regalias já estão nas ruas cuspindo no prato que comeram. Quem ganha com isso são os aliados fiéis, especialmente do Republicanos, que caminha a passos largos para aumentar o número de vereadores.
 
Dobradinha
 
Os danos causados pelo mega alagamento de 10 de fevereiro foi marcado pela aproximação política entre o ex-deputado federal doutor Leonardo (Republicanos) e a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB). Chefe do escritório de representação do Estado em Brasília, ele acompanhou a prefeita em busca de ajuda para recuperação da cidade.

Comentários

inserir comentário
6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por ?? vivo, em 04.03.2024 às 13:26

    Ainda bem que esse tal de Leandro não fez e não irá fazer nada por Cáceres muito oba oba e trabalho que é bom nadica de nada, vai ter que pedalar para tentar a sua reeleição..

  • por Joao, em 04.03.2024 às 07:50

    Me fala o que o vereador Leandro fez para Cáceres nesses 4 anos? O 1º ano colocou " conhecidos na aguas do pantanal e prefeitura" fez nada.. ..e no meio do ano passado pra ca juntou com o Vereador marcos ribeiro para fazer graça na rede social! Abre o olho Bugrada, troca tudo esse povo.

  • por Dilson, em 28.02.2024 às 14:13

    Graças a Deus temos um nome novo pra prefeito em Cáceres ,chega da velha poitica ,agora é a vez dele prof.vereador Leandro

  • por Professor Marcão, em 26.02.2024 às 20:35

    O Professor Leandro vem com a força da renovação, com a força de quem soube construir uma vida pública partindo das boas práticas políticas e pelo zelo e compromisso com as pessoas, tenho fé e certeza que fará uma gestão nota dez, especialmente voltada ao diálogo com todos os partidos e segmentos da sociedade.

  • por Joaquim, em 26.02.2024 às 18:32

    Uma coisa é certo ,nenhum petista ganha a eleição para prefeito em Cáceres nem a pau Juvenal

  • por O CACERENSE, em 26.02.2024 às 17:35

    Por enquanto é só bra bra bra não tem nada definido se a população de caceres não quiser nenhum dedte pre candidato se elege manda todo mundo pra casa

 
Sitevip Internet