Notícias / Cidade

21/02/2024 - 11:26

​José Luis Lindote, primeiro desembargador na história de Cáceres

Por Edina Araújo/VGN

 Cáceres (a 234 km de Cuiabá) terá o primeiro desembargador filho da genuinamente da terra, na história do município, José Luis Lindote, 60 anos.

Nascido e criado em Cáceres, neste solo fértil, o desembargador, que toma posse nesta quarta-feira (21.02), cuja história reflete o empenho e a determinação, alcançou uma posição ímpar na justiça brasileira.

Filho de pais respeitados na cidade, Dona Giroca e o saudoso Professor Lindote, ele absorveu desde cedo os valores da educação e da responsabilidade.

Em um ambiente onde o conhecimento era reverenciado, ele trilhou seu percurso educacional nas escolas públicas locais, culminando com sua formação na prestigiosa Universidade Federal.

Sua jornada profissional começou cedo, aos 14 anos, como estagiário no Banco do Brasil, seguido por uma passagem na Secretaria de Fazenda e, posteriormente, há mais de duas décadas, ingressou na magistratura.

Sua ascensão é ainda mais notável ao considerar que é o único cacerense a alcançar o cargo de desembargador até os dias de hoje.

Além de suas raízes profundas em Cáceres, sua atuação como juiz em diversas cidades do Estado deixou uma marca indelével.

De Pedra Preta a Cuiabá, passando por Varzé Grande, suas decisões foram fundamentais para a aplicação da justiça e o avanço do sistema judicial.

Destacam-se, ainda, suas contribuições na área da saúde do Estado, com decisões fundamentais para o cidadão que mais necessita do Poder Público, até a reestruturação do sistema de precatórios no Brasil, uma tarefa árdua que demandou trabalho incansável nos tribunais estaduais, regionais e federais.

Sua participação ativa no Conselho Nacional de Justiça, auxiliando figuras proeminentes como os ministros Eliana Calmon, Falcão, Nancy Andrighi e João Otávio de Noronha, evidencia sua influência e competência no âmbito jurídico nacional.

Em Varzéa Grande, sua atuação não se limitou apenas às decisões judiciais, mas também à condução de casos de relevância política, demonstrando sua imparcialidade e firmeza diante de questões sensíveis.

Ao longo de sua trajetória, o desembargador contou com o apoio e inspiração de figuras importantes como os presidentes dos tribunais José Silvério, Rubens de Oliveira e Maria Helena Povas, os quais confiaram nele para assumir responsabilidades cruciais como juízo auxiliar.

Portanto, a história do desembargador de Cáceres é um testemunho vivo do poder transformador da educação, da dedicação incansável e do comprometimento com a justiça. Sua jornada é um exemplo inspirador para as futuras gerações, não apenas em Cáceres, mas em todo o Brasil. Lindote é casado com Eva Lindote, tem dois filhos, Marcos e Susan Lindote.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet