Notícias / Mato Grosso

21/02/2024 - 09:15

STF mantém condenação de fazendeiro de Cáceres a 37 anos de prisão por tráfico

Por Luiza Vieira

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal federal (STF), negou um habeas corpus ao fazendeiro Alexsandro Balbino Balbuena condenado a 47 anos de prisão por tráfico de drogas e porte ilegal de arma.

A defesa buscava pela redução da pena do réu que já teve negado liminares por pedidos anteriores.

A decisão foi publicada nesta segunda-feira (19).

O pedido da defesa é contra a decisão monocrática de um ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que já havia indeferido o habeas corpus.

Alexsandro Balbino foi condenado ainda em 2015 por fomentar o tráfico de drogas por meio de uma quadrilha que atuava entre Cáceres e outros Estados, como o Maranhão.

A propriedade de Balbino e sua esposa Silmara Silva Cutrim funcionava como depósito de drogas.

Ele também mantinha diversas armas de fogo sem autorização. A defesa de Alexsandro ajuizou habeas corpus no STF contra decisão monocrática que o manteve sentenciado, além de cobrar por suspensão da execução da pena após a sentença ter sido considerada pela defesa como desproporcional.

Todavia, para o ministro, a justificativa foi negada dado que a matéria já precluiu devido ao longo tempo decorrido desde o julgamento do tribunal de origem até a impetração do mandado.

Ele destacou que a jurisprudência tem orientado que nulidades devem ser alegadas em momento oportuno, sujeitando-se à preclusão temporal.

Em 2022 a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), também negou o habeas corpus que pedia prisão domiciliar ao fazendeiro e traficante de drogas.

Ao todo, no período das investigações, o patrimônio do traficante e da esposa foi avaliado em R$ 12 milhões, incluindo as duas mil cabeças de gado da propriedade.

Silmara foi condenada a 36 anos de prisão por tráfico e lavagem de dinheiro em regime fechado enquanto um funcionário da Fazenda Asa Branca, Enivaldo de Souza Ribeiro, foi sentenciado em 12 anos e dois meses de prisão pelo crime de tráfico.

O fazendeiro está preso na Penitenciária Central do Estado e busca com recurso de agravo em execução no Tribunal de Justiça (TJMT) ser transferido para Pernambuco

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet