Notícias / Polícia

20/02/2024 - 08:53

Polícia Civil fecha carvoaria clandestina em Cáceres

Por G1/MT

Uma operação da Polícia Civil que fiscaliza a produção ilegal de carvão no estado localizou uma carvoaria ilegal nessa segunda-feira (19), na região do Assentamento Cabocla, na Rodovia 070, sentido ao município de Cáceres, a 228 km de Cuiabá.

No local foram encontradas pedaços de madeira da espécie angico, que é protegida por lei.
 
 
Segundo a polícia, os agentes também encontraram cinco fornalhas com vestígios de queima, peças de carvão vegetal e lenhas, além de ser encontrada uma fornalha que estava em pleno funcionamento durante a ação.

Os agentes também realizaram o levantamento, qualificação, triagem, autoria e coleta dos materiais que comprovam que a atividade era praticada de maneira ilícita.
 
Haviam dois trabalhadores no assentamento que, quando questionados pelos policiais sobre a autorização para produção de carvão, informaram não possuir documentação.
 
De acordo com a polícia, os responsáveis pela produção ilegal responderão pelos crimes ambientais de provocar incêndio em mata ou floresta, cortar ou transformar em carvão madeira de lei e receber ou adquirir, para fins comerciais ou industriais, madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal, sem licença.

A delegada titular da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), Liliane Murata, disse que será solicitada a perícia criminal no assentamento para constatar se houve violação da vegetação nativa em Área de Preservação Permanente e Reserva Legal, tendo em vista que a atividade só pode ser efetuada mediante autorização.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet