Notícias / Politica

20/02/2024 - 07:39

Pastorello apresenta propostas para melhorar a vida de quem tem fibromialgia

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Na sessão ordinária desta segunda-feira (19), a Câmara Municipal de Cáceres aprovou por unanimidade uma proposição do vereador Cézare Pastorello (PT) que visa à construção de um sistema de atenção à saúde mais justo e eficaz para os pacientes com fibromialgia no município.

A iniciativa, que se destaca pela sensibilidade e compromisso com aqueles que muitas vezes são invisibilizados, busca oferecer suporte holístico e melhorar a qualidade de vida dos portadores da doença.

Entendendo a fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome clínica complexa caracterizada por dor musculoesquelética crônica generalizada, fadiga persistente, sono não reparador e outros sintomas como rigidez matinal, alterações cognitivas e distúrbios do humor. Afeta cerca de 2% da população mundial, com maior prevalência em mulheres, e impacta significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

A proposição do vereador Cézare Pastorello

A propositura reconhece os desafios enfrentados pelos pacientes com fibromialgia, como a dificuldade no diagnóstico, a falta de reconhecimento da doença e o acesso limitado a tratamento adequado. Diante disso, propõe a implementação de práticas e tratamentos não medicamentosos para fibromialgia no município de Cáceres, com base em melhores práticas e evidências científicas.

Lista de Práticas e Tratamentos Recomendados

Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): Auxilia no manejo da dor crônica, fadiga, sono e humor, além de promover habilidades de autogerenciamento da doença.

Atividade física: Exercícios aeróbicos e de força adaptados à capacidade individual, como caminhada, natação, hidroginástica e pilates, demonstram melhora na dor, função física e qualidade de vida.

Fisioterapia: Atua na reabilitação física, flexibilidade, força muscular e na redução da dor.

Terapias manuais: Massoterapia, acupuntura e técnicas de liberação miofascial podem reduzir a dor e melhorar a função física.

Educação e autocuidado: Grupos de apoio, educação sobre a doença e técnicas de relaxamento, como yoga e meditação, contribuem para o autogerenciamento da fibromialgia e o bem-estar emocional.

Benefícios esperados

A implementação das medidas propostas pelo vereador Cézare Pastorello trará diversos benefícios para os pacientes com fibromialgia, como:

Melhora na qualidade de vida: Redução da dor, fadiga e outros sintomas, além da melhora da função física, sono e humor.
Redução dos custos com saúde: Diminuição da necessidade de medicamentos, internações e outros recursos.
Promoção da inclusão social: Maior participação social e produtividade dos pacientes.

Ao apresentar esta proposição, o vereador Cézare Pastorello demonstra sua preocupação com a saúde e o bem-estar dos cidadãos de Cáceres, especialmente aqueles que sofrem com doenças crônicas e muitas vezes invisíveis. Sua iniciativa representa um passo importante na luta por uma sociedade mais justa e inclusiva.
Para que a proposição se torne realidade, é fundamental a colaboração do Poder Executivo Municipal, dos profissionais de saúde e da comunidade em geral. A união de esforços é essencial para garantir que os pacientes com fibromialgia de Cáceres recebam o tratamento adequado e a atenção que merecem.

A propositura completa pode ser lida aqui: 
https://sapl.caceres.mt.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2024/7849/i_-_2024_67_-_eliene_-_fibromialgia.pdf
 
Sitevip Internet